Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Pimenta não destinou

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (22)

Painel da Folha de São Paulo | 22/05/2024, 10:50 10:50 h | Atualizado em 22/05/2024, 10:50

Imagem ilustrativa da imagem Pimenta não destinou
Paulo Pimenta foi nomeado ministro da Reconstrução do RS |  Foto: Magno Romero

Pimenta não destinou emendas para prevenção de desastres enquanto deputado. Nomeado pelo presidente Lula (PT) ministro da Secretaria Extraordinária para apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o deputado federal licenciado Paulo Pimenta não destinou nenhuma emenda parlamentar para programas de gestão de desastres ou obras de prevenção de calamidades como a que afetou o estado.

Direcionamento

O Ministério da Cultura deve direcionar recursos da Lei Rouanet para a recuperação do setor cultural gaúcho. A intenção é que projetos do Edital Petrobras Cultural, além de programas emergenciais no valor de até R$ 150 milhões sejam destinados ao estado, para uso em ações como restauração de patrimônios danificados, aquisição de acervos e retomada de atividades culturais essenciais.

Proposta

O deputado Marcio Biolchi (MDB-RS) apresentou, em articulação com a bancada do partido na Câmara, uma proposta que amplia a abrangência da Codevasf para permitir que atenda extraordinariamente municípios do Rio Grande do Sul. A estatal, dominada pelo centrão e alvo de suspeitas de corrupção, atende sobretudo a estados do Nordeste.

Renúncia

O defensor público federal de direitos humanos na Bahia, Erik Boson, renunciou ao cargo nesta terça-feira (21), citando falta de condições materiais para exercer a função. A área, uma das mais importantes da Defensoria Pública da União (DPU), é a responsável por defender grupos vulneráveis, como indígenas e quilombolas. Em sua carta de renúncia, ele cita "completa carência de estrutura humana e material" para fazer seu trabalho.

Negou

Em nota, a DPU nega falta de investimentos e diz que determinou a criação de mais cinco ofícios para atuação perante o sistema de direitos humanos no Brasil, um deles na Bahia.

Assinaturas

Cerca de 500 organizações sociais e do movimento negro recolhem assinaturas para enviar uma carta a parlamentares contra o que veem como retrocesso à lei de cotas raciais no serviço público. As entidades veem ameaças em emendas de parlamentares da oposição, como uma do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que quer instituir cotas sociais.

Expulsão

Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB) quer que a ginecologista Marianne Pinotti seja expulsa do PSB por infidelidade partidária. A médica integra o grupo de elaboração do plano de governo do pré-candidato ao governo de São Paulo Guilherme Boulos (Psol). Ex-secretária da Pessoa com Deficiência na gestão Fernando Haddad (2013-16), Pinotti disse ao Painel que “está muito triste com o fato, inclusive por ter extrema admiração, respeito e carinho pela deputada".

Couvert

Apoiadores de Tabata se reuniram no último domingo (19) na casa de Candido Bracher, ex-CEO do Itaú BBA e entusiasta da candidatura da deputada, para ouvir seus planos para a prefeitura. À plateia de empresários, professores e profissionais liberais, ela disse que pretende ser "uma ponte entre esquerda e direita".

Aval

O ministro da Fazenda Fernando Haddad fará sua primeira participação na campanha de Guilherme Boulos na próxima sexta (24). Com a presença também da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, fará um debate sobre cidades do futuro e transformação ecológica. Para o psolista, associar sua imagem a Haddad, bem visto pelo mercado financeiro, é considerado estratégico.

CEP errado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a fuga de presos de uma penitenciária sob gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para atacar Lula (PT). Em suas redes sociais, postou imagem da notícia e escreveu “O governo do amor”. Na madrugada do último domingo (19), sete detentos escaparam da ala de regime semiaberto da Penitenciária 1 de Mirandópolis (SP).

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: