Minhas impressões...

| 08/03/2021, 11:12 11:12 h | Atualizado em 08/03/2021, 11:15

A vitória de 2 a 0 sobre o Grêmio (3 a 0 no acumulado), em São Paulo, não deu ao Palmeiras apenas o seu quarto título da Copa do Brasil. O resultado confirmou a classificação do Fluminense à fase de grupos da Libertadores e ratificou a tese de que há diversas formas de se jogar competitivamente.

O Palmeiras de Abel Ferreira mesclou eficiência no bloco defensivo e racionalidade na fase ofensiva, com a mescla entre experiência e juventude. Tudo muito simples e adaptável.

Macaé 0 x 2 Flamengo

Dez jogos, sendo dois clássicos, uma derrota, um empate e oito vitórias. Este é o saldo dos times de jovens aspirantes que têm representado o Flamengo nas primeiras rodadas de três das últimas quatro edições do Carioca.

Só em 2019, com Abel Braga na direção, o aproveitamento dos jogadores da base não se deu por inteiro. Em 2018, Carpegiani chegou a utilizar jogadores de 18 anos, e em 2020 Jorge Jesus abriu espaços para Maurício Souza jogar com o time sub-20. Estratégia agora repetida. Ou seja: o aproveitamento é planejamento, não é acaso...

Fluminense 0 x 3 Portuguesa/RJ

O time que Aílton Ferraz levou a campo cometeu erros primários nas fases defensiva e ofensiva. Atuação diferente ao da injusta derrota para o Resende (1 a 2), na estreia. Mas a segunda derrota do time aspirante no Carioca pode ser creditada aos erros de marcação de uma zaga que mal se conhecia, formada pelo ex-júnior Higor e Rafael Ribeiro, recém-contratado ao Náutico.

Os bem construídos gols do time que por ora lidera o campeonato saíram pelos erros de posicionamento dos dois. Resultados ruins, inesperados e que baixam a crista do mais forte desafiante ao poderoso Flamengo.

Volta Redonda 1 x 0 Vasco

As derrotas nos dois primeiros jogos, para Portuguesa e Volta Redonda, remetem o torcedor ao início ruim da edição de 2020. E potencializam a fragilidade de um clube que terá um dos anos mais difíceis de sua história.

O Vasco tem uma de suas mais talentosas gerações, das que formou nos últimos anos, e expor os meninos à atmosfera negativa de um pós-rebaixamento me parece um erro estratégico.

Hoje, Marcelo Cabo assume os trabalhos e a expectativa é de que no confronto com o Nova Iguaçu, no sábado, o time esteja mais encorpado. Vejamos.

Botafogo 3 x 0 Resende

Já é possível perceber que Marcelo Chamusca, com elenco mais experiente, tentará formatar um mecanismo de jogo que faça a bola chegar em transição rápida para a finalização de Matheus Babi.
Na partida de ontem, as novas peças mostraram serviço. Jonathan, o lateral de 28 anos, entregou mais competitividade. O volante Pedro Castro, outro de 28, melhorou a pegada. E o atacante Ronald, de 24, foi bem na saída pela esquerda. Até Douglas Borges, goleiro de 30, com passagens pelo Volta Redonda, mas trazido do CRB, foi bem. Gostei.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: