Revisão corta até 70% dos investimentos

| 17/05/2020, 12:00 12:00 h | Atualizado em 17/05/2020, 12:26

O corte no planejamento financeiro do governo estadual, para este e o próximo ano, pode encurtar em até 70% os investimentos inicialmente previstos.

A revisão, determinada pelo cenário de pandemia, tem sido discutida nos últimos dias pela equipe de governo, principalmente por teleconferências. No setor agrícola, por exemplo, o programa Caminhos do Campo sofreu um corte de aproximadamente 50% sobre os R$ 40 milhões orçados.

Royalties em queda
Uma das principais fontes do caixa do Estado, os recursos dos royalties de petróleo devem registrar neste ano queda acima de R$ 1 bilhão. Junto aos secretários e assessores, o governador Renato Casagrande tem recorrido à máxima de “reduzir o que for possível”, e sempre levando em conta que os impactos da crise se estenderão até fins de 2021.

Santa Teresa e a Ceasa
Ao atribuir à Ceasa de Campo Grande a causa do aumento da Covid-19 em Santa Teresa, o prefeito Gilson Amaro gerou questionamentos no governo. O secretário da Agricultura, Paulo Folleto, cita que Santa Teresa responde por 5% do abastecimento da central, abaixo de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins, principais fornecedores daquela região, e onde o contágio não cresceu tanto. “A vocação turística de Santa Teresa precisa ser levada em conta. E freada agora. Na Semana Santa, quatro mil turistas circularam lá”, frisa.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-05/0x0/entardecer-em-colatina-53b97b92676dbe08d1be40c28b857ec9/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-05%2Fentardecer-em-colatina-53b97b92676dbe08d1be40c28b857ec9.jpeg%3Fxid%3D122319&xid=122319 600w, Entardecer em Colatina

Entardecer em Colatina Reza a lenda que a fotógrafa Margô Dalla passava por Colatina num veículo onde estava Chico Buarque e relatou a ele que ali acontecia o “3º pôr do sol mais bonito do mundo”, só não sabia onde eram os dois primeiros. Disse que, provavelmente, os cachoeirenses iriam reivindicar o 1º posto, e deixar o 2º para o resto do mundo.

Pelo sim, pelo não...
Mesmo com as normas de higiene e controle adotadas, a Ceasa registrou, nas duas últimas semanas, queda de 20% nas vendas e circulação de pessoas.

* * *

Noites de insônia...
Morador de Jardim Camburi, bairro de Vitória com maior índice de Covid, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, diz que apesar do cansaço desses dias difíceis, à noite fica atento e conta sirenes das ambulâncias passando. “Quando não as ouço, durmo melhor”.

...A propósito
Numa dessas madrugadas, canal de TV exibiu documentário feito na China, antes da pandemia, sobre o salto tecnológico do país, nos últimos 40 anos, saindo das carroças nas ruas para carros futuristas e hospitais online. Concluiu que “cidades digitais chinesas são o nosso futuro...”. Seria apenas mais um documentário interessante, se a Covid não tivesse transformado em filme de terror.

Volta do drive-in
Aquele hábito antigo de assistir a filme dentro do carro, namorar e comer pipoca – não necessariamente nesta ordem – está voltando em alguns lugares. Inclusive para shows. Por aqui, há conversas preliminares. Mas há controvérsias: o espaço aberto gera insegurança. E o distanciamento no carro não blinda as pessoas de contágio.

Lei seca vaza
Assim como a Prefeitura de Domingos Martins, outras cogitam proibir consumo de bebida alcoólica nos bares, restaurantes e afins, para evitar aglomerações. E só pra isso. No município pioneiro, a turma passou a beber em casa, conforme sinalizam adegas esvaziadas no comércio.

Curta

NO VINAGRE

Hotelaria da região Serrana apreensiva com o calendário de eventos tradicionais do outono-inverno, como Festa da Banana e do Leite (Alfredo Chaves), Festival do Morango (Aracê), Festival de Inverno (Domingos Martins), provavelmente cancelados.

LIBERTAÇÃO PIONEIRA

Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Guaçuí, Luiz Moulin relata que 400 escravos foram libertados no município 35 dias antes da Lei Áurea ser assinada, em 13 de maio de 1888, pela Princesa Isabel.

VERÔNICA DA PAS

Fundado há 27 anos, o Museu do Negro, em Vitória, exaltou, no último dia 13, a figura da saudosa médica Verônica da Pas. Ativista e muito querida, idealizou o museu.

FILOSOFIA NA PANDEMIA

“O horizonte estreitou para todos”, entreouvido numa teleconferência de servidores públicos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: