Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Eleição que mexe com advogados e poderes

| 31/10/2021, 09:52 09:52 h | Atualizado em 31/10/2021, 09:52

Uma eleição diferente, em quatro turnos e com 35 nomes no páreo, agita marqueteiros e 22 mil advogados capixabas inscritos na OAB-ES. O processo para ajudar a escolher representante da categoria à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça, fixada pelo 5º Constitucional, está na fase de análise dos pedidos de impugnações feitos a 29 dos concorrentes. 

Após a etapa das defesas, os habilitados passarão pela escolha de 12 nomes, a ser feita por conselheiros da OAB. Os escolhidos, então, vão ser submetidos ao voto direto de toda a categoria habilitada. Daí, é intensa a atual movimentação, nas redes sociais e bastidores, em clima de campanha.

Reta final

E segue o processo: os seis mais votados, entre os 12 submetidos às urnas, serão avaliados pelo Judiciário, que escolherá três finalistas até 20 de dezembro próximo. Daí, o governador Casagrande apontará um, o novo desembargador. O que se comenta é que, igual à eleição presidencial 2022, há dois fortes candidatos e vários “azarões” querendo ser a terceira via. 

Nova energia

Crise hídrica, geração de energia renovável e ambiente de negócios constam da pauta de evento híbrido que a Findes realizará nos dias 9 e 10 de novembro. Um dos temas será a revisão do atlas eólico do Estado para atrair investimentos.

LUGAR QUE INSPIRA CINEMA. Burarama, distrito de Cachoeiro, serviu de inspiração para o festival Cine. Ema, que está sendo realizado online e tem foco nas causas ambientais. Mais que isso, seu bucolismo e belas corredeiras serpenteando a mata fazem dali um cenário natural ideal para locações de filmes, documentários e fotos. Vale ver, e nem paga ingresso.

Imagem ilustrativa da imagem Eleição que mexe com advogados e poderes

Ação, vídeo

A colocação de câmeras de vídeo nas fardas de policiais militares, sugerida em projeto indicativo ao governo pelo deputado Fabrício Gandini, não foi acatada. Tinha vício de origem, demanda despesa. Mas poderá vingar mais adiante. O governador Renato Casagrande acredita que a medida “protege o próprio policial de possíveis acusações de desvios de conduta”. Mas, por enquanto, a prioridade, diz Casagrande, “é aparelhar melhor a corporação”.  

Polo dividido

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, parece irredutível na proposta de implantar polo gastronômico em área da Mata da Praia, na confluência com o Bairro República. Falta harmonizar as partes: comerciantes apontam revitalização do espaço e geração de renda, moradores temem barulho e insegurança.

Carne e osso

Não evoluiu o projeto do deputado estadual Sergio Majeski, que propôs cortar salário de parlamentar faltoso. Apenas cinco dos 30 deputados o apoiaram, confirmando o velho bordão: em condições normais, não se corta a própria carne.

Solidários no desterro

Recém-editado, o livro “Viagem às Colônias Italianas no Espírito Santo”, a partir do relato do italiano Arrigo De Zettiry, feito em 1902, ajuda a descortinar fatos pouco conhecidos dos próprios descendentes. 

Um deles: em geral, italianos e negros mantinham boa relação, pois se identificavam com o mesmo mal, a distância do solo pátrio. E o relato do visitante serviu para expor as agruras de muitos, o que levou o governo italiano a restringir as imigrações.

Só que...

Ao final de tanto sofrimento, angústias e perdas, formou-se uma comunidade “oriundi” tropical. Laboriosa, inclusiva e festeira!

CURTA

NAS DOCAS. Avaliação do TCU classificou o terminal Codesa, na mira da privatização do governo, como o de “melhor desempenho no País, em qualidade gerencial e transparência”.

CRÉDITO. O Bandes contratou a Bip Brasil para rever, digitalizar e acelerar os processos de crédito dos 30 milhões de dólares captados no BID e destinados a financiar empresas.

VOO DA ABELHA. Lojas da Bee ameaçam deixar o Centro da Praia Shopping.

TEMPO REI. E a meteorologia, hein? Previu primavera seca e com poucas chuvas por aqui.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Depois da covid e dos veículos assassinos nas rodovias, você ainda tem medo de bruxas?”. Entreouvido em festa Halloween.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: