Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Hotelaria volta a contratar para o verão

A Tribuna | 24/10/2021, 09:48 09:48 h | Atualizado em 24/10/2021, 09:48

Setor dos mais afetados pela pandemia, a rede de hotéis, pousadas, bares e restaurantes volta a contratar pessoal apostando num novo cenário sanitário e no movimento de verão. A expectativa é que no próximo mês haja um incremento de 10% a 15% na abertura de vagas. Outra notícia animadora é que, segundo a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), desde agosto último, no Estado, cresceu cerca de 80% a readmissão de pessoal desligado durante o período mais crítico da pandemia. “Na Grande Vitória, reacende o turismo de negócios e de lazer, a partir do avanço da vacinação. Nas montanhas, o movimento no inverno e nesta  primavera superou expectativas”, aponta o dirigente da ABIH, Gustavo Guimarães.

Turismo doméstico sobe

Diante dos receios ainda existentes em relação às viagens longas, por terra, mar e ar, a tendência é um fortalecimento do chamado turismo doméstico, feito num raio de 300 a 350 quilômetros da residência do turista. “Agora, esse fluxo mais próximo deve ser intensificado, seja em direção às praias ou Região Serrana”, avalia Guimarães. 

HOMENAGEM EM CAMPINHO. Inaugurada ao som de “Imagine”, a canção de John Lennon, a estátua simbolizando casal de dançarinos típicos das montanhas capixabas emociona moradores e visitantes de Campinho, Domingos Martins. Erguida na praça Arthur Gerhardt, homenageia o grupo local Bergfreund, que teve 11 dos seus integrantes mortos em trágico acidente na BR-101, em 2017.

A propósito

Referência em turismo e destino de muitos capixabas, Gramado, no Rio Grande do Sul, confirmou a realização do seu famoso “Natal Luz”, do próximo dia 28 a 31 de janeiro de 2022.

Fora dos trilhos

Ex-vice-prefeito de Domingos Martins, o empresário Romeu Stein postou nas redes pedido para reativar o transporte de eucaliptos por via férrea, entre Araguaia e Vila Velha, no trecho da antiga Leopoldina. Lamentou dois casos recentes de mortes em acidentes rodoviários com carretas, na região. Nesses casos, transportadora não derrapou: reclamou de “pista precária”.

Missão em Jaciguá

O ex-prefeito de Vargem Alta João Bosco Dias segue nos entendimentos com o Mepes para instalar curso superior no prédio do antigo colégio e seminário Salesiano, no distrito de Jaciguá. O casario histórico tem projeto de reforma e restauração já anunciado pelo governo.

Universidade do Sul, bola dividida

Virou bola dividida a proposta de criar a Universidade do Sul. Englobar ou não os centros da Ufes, em Alegre e Jerônimo Monteiro, eis a questão. O governador Renato Casagrande é favorável a uma nova universidade, “desde que não fragilize a Ufes”. Já o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, que dirige a Amunes – entidade que representa municípios –, é a favor por entender que os dois centros da Ufes “devem ser canalizados para o desenvolvimento específico do Sul capixaba”.  E propõe criar a Universidade Federal do Vale do Itapemirim.

Receios do reitor

O reitor Paulo Vargas já manifestou temor pela fragmentação da Ufes, e receio de que seja apenas factoide eleitoral do governo Bolsonaro a criação de mais universidades brasileiras.

Andar robótico

Ligados ao corpo, “exoesqueletos“, novidade da robótica, podem turbinar caminhadas e corridas, e também auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência. Andar com fé...

Curta

FESTA DO AGROTURISMO. Cervejas artesanais e cafés figuram no cardápio da “Rural Turis” deste ano, de 25 a 28 de novembro, no Polentão, em Venda Nova do Imigrante.

LIXO NO MAR. Voluntários recolheram 300 quilos de resíduos na praia de Guaraxindiba, Conceição da Barra. Ação ambiental faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

VIDA DE UM MESTRE. Cristiana Coutinho assina roteiro e direção do documentário “Faça o que precisa ser feito: a vida de José Maria Coutinho”, a ser exibido no próximo dia 5, às 19 horas, no auditório do Senai Aracruz.

NOVO ENDEREÇO. Rominho Mussielo  Filho troca Vitória por Regência, na foz do Rio Doce. Vai engrossar a legião dos alternativos e criativos moradores e instalar seu ateliê.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Arma cenográfica também mata, igual à falta de vacina.” Entreouvido por aí.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: