Clubes e federação decidem na quinta data de retorno do Capixabão
Escute essa reportagem
Uma reunião marcada para a tarde da próxima quinta-feira (13) deve selar a data de reinício do Capixabão. De acordo com o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, o conselho arbitral dos clubes se reúne por videoconferência às 15 horas para discutir o assunto.
A competição foi suspensa no dia 17 de março, por conta da pandemia no novo coronavírus. Na época, o campeonato havia finalizado a primeira fase e entraria na fase de quartas de final com confrontos no sistema mata-mata.
Nesta terça-feira (11), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou portaria no Diário Oficial autorizando os clubes a retomarem os treinos a partir de 26 de setembro - Vitória e Real Noroeste já haviam recebido essa autorização em julho por conta da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em setembro.
Vieira destacou que a intenção é que no arbitral seja definida uma data para o retorno do campeonato mesmo que seja necessária uma votação. "A gente pretende, de fato, formalizar a data de retorno da competição", afirmou.
Na sexta (14), é a vez dos times da Série B do Capixabão se reunirem para definir a data de retorno da competição. A reunião também será virtual.
O protocolo da Sesa exige uma série de procedimentos para que os clubes voltem aos treinos. Um deles é a realização de testes nos jogdaores, comissão técnica e funcionários envolvidos nos treinamentos.
O presidente da FES informou que, antes do retorno aos treinos, os jogadores passarão por essa testagem e outra é prevista para antes da realização dos jogos da primeira rodada. Depois, os times farão o acompanhamento de atletas e funcionários.
"Além disso, a federação vai testar os árbitros e o quadro móvel da federação, que são os delegados das partidas e os fiscais de campo, que viajam na van para os jogos do interior do Estado", explicou ele.
Por conta da participação do Vitória e Real Noroeste na Série D, há conflito de datas e por isso os jogos do Capixabão devem ser realizados nas quartas em semanas sem jogos do campeonato nacional.
Comentários