X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Trânsito na Norte-Sul: mão única reduz tempo de viagem em até 30 minutos

Mudança acontece em horários de pico. Obra que desafoga o trânsito em Jardim Limoeiro, na Serra, vai ser concluída e inaugurada neste sábado


Imagem ilustrativa da imagem Trânsito na Norte-Sul: mão única reduz tempo de viagem em até 30 minutos
Trecho da rodovia Norte-Sul, onde trabalhadores finalizam as melhorias no asfalto e na calçada no sentido Laranjeiras, onde há quatro faixas |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Considerado por muitos anos um dos principais gargalos da Serra, a avenida Norte-Sul terá a obra que transforma o trecho em mão única, em Jardim Limoeiro, concluída e inaugurada no próximo sábado.

A entrega do novo sistema viário, que inclui melhorias, drenagem e mudanças no sentido de 41 ruas da região, já tem reduzido o tempo de viagem em até 30 minutos nos horários de pico.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, explicou que quem passava pelo trecho da Norte-Sul em horários de pico chegava a gastar até 40 minutos, antes da mudança. Por lá, passam em média 20 mil veículos por dia.

“Com a mudança no sentido, mesmo antes de finalizar a obra, o tempo de viagem chega a 10 minutos nesses horários de pico”.

Segundo Vidigal, a expectativa é que, com a entrega da obra, a mobilidade melhore ainda mais. “Ainda estamos concluindo durante a semana as calçadas e a sinalização horizontal e vertical. Um dos pontos que estamos trabalhando é no sincronismo dos semáforos da região”.

A obra, que inclui 19 quilômetros de vias requalificadas, transformou a avenida Norte-Sul em mão única no sentido Laranjeiras, com quatro faixas. Já a avenida Lourival Nunes tem o sentido Vitória, com três faixas.

Imagem ilustrativa da imagem Trânsito na Norte-Sul: mão única reduz tempo de viagem em até 30 minutos

A cerimônia de inauguração acontece no sábado (20), na altura do cerimonial Porto Bello, em Jardim Limoeiro, às 18h30. Para embalar a entrega, a banda gospel Preto no Branco, do sucesso “Ninguém Explica Deus”, se apresentará no dia.

Jober Antônio Freitas Costa, presidente da Associação de Moradores de Jardim Limoeiro, disse que é notória a redução dos engarrafamentos. Mas ele falou sobre um problema, que é o excesso de velocidade, sobretudo dos motociclistas. Para evitar acidentes, ele disse que foi solicitada ao município a instalação de radares.

Sobre o pedido, o prefeito destacou que não está descartada a possibilidade de instalação de equipamentos. “Vamos primeiro instalar a sinalização que indica a velocidade máxima permitida. As vias também têm videomonitoramento e semáforos. Mas como temos travessias de pedestres e de veículos em alguns pontos, caso seja identificada a necessidade para garantir a segurança, podemos ter que instalar radares”.


Saiba mais

Investimento de R$ 100 milhões

- Sistema Viário Norte-Sul

A obra, em Jardim Limoeiro, será entregue no sábado (20).

Com investimento de R$ 100 milhões, de recursos próprios e participação do governo do Estado, a obra consiste na implantação de mão única na Norte-Sul.

Além disso, 41 ruas da região receberam melhorias no sistema de drenagem e recapeamento, somando 19 quilômetros requalificados.

Os sentidos das ruas internas do bairro Jardim Limoeiro também mudaram. Antes, as ruas eram mão e contramão e, com a implantação do sistema binário, as ruas passaram a ter um único sentido, organizando, dessa forma, o alto fluxo de trânsito local.

- Mobilidade

A Avenida Norte-Sul, que tinha duas faixas em cada sentido, passará a ter quatro faixas no sentido Laranjeiras.

Já a avenida Lourival Nunes ficou com o sentido Vitória, com três faixas de circulação.

- Estacionamento

Os estacionamentos na avenida Lourival Nunes estão distribuídos desta forma: do Hortifruti Limoeiro até a EDP, são duas faixas; seguindo a via, há uma faixa na direita para estacionar e, a partir do Canguru Supermercados, há cinco baias com vagas para parada de táxis e veículos de passeio.

Em uma segunda etapa, será construído um estacionamento onde, atualmente, se localiza o canteiro de obras do Sistema Viário Norte Sul, com 250 vagas.

- Interligação de ciclovias

Está em fase de projeto o sistema cicloviário de Jardim Limoeiro. Numa segunda etapa da obra, a nova ciclovia do bairro vai interligar não só a avenida Norte-Sul, mas como também a BR-101 e o Parque da Cidade.

Fonte: Prefeitura da Serra.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: