X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Superblitz para combater abusos de motociclistas no ES

De janeiro até ontem, foram registradas 876 mortes no trânsito no Estado: cerca de 52% envolveram os condutores de motos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Superblitz para combater abusos de motociclistas no ES
Blitz na avenida Beira-Mar, em Vitória: operação simultânea aconteceu em 15 pontos de 11 municípios no Estado |  Foto: Leone Iglesias/AT

Carteira Nacional de Habilitação vencida, suspensa e até cassada, licenciamento vencido, pilotar moto com chinelo e com restrições judiciais. Esses foram alguns dos flagrantes registrados ontem em uma superblitz simultânea, que aconteceu em 15 pontos de 11 cidades no Estado.

Batizada de Cavalo de Aço, a operação faz parte das ações do programa integrado de fiscalização e educação de trânsito, Força Pela Vida, e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que prevê ações voltadas para reduzir o índice de mortes no trânsito.

Os motociclistas correspondem a mais de 50% de todos os óbitos registrados de janeiro a outubro deste ano, como destaca o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-ES, Jederson Lobato.

“A intenção das operações é identificar condutas que contribuem para este número, como andar sem capacete, de chinelo, condutores inabilitados e com veículos em mau estado de conservação”.

O capitão Anthony Moraes Costa, chefe do setor de comunicação do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), ressaltou que o objetivo desse serviço integrado vai além da punição.

“Essas operações buscam mostrar para a sociedade capixaba que as agências fiscalizadoras estão fazendo a parte delas, que é buscar orientar e punir quando for necessário. Mas, principalmente, demonstrando que esse serviço integrado tem como foco salvar vidas, diminuir inclusive o número absurdo que nós já temos”.

De janeiro até ontem, de acordo com o capitão Anthony, foram registradas 876 mortes no trânsito no Estado, sendo 52% envolvendo motociclistas.

“Sozinhas, as agências fiscalizadoras não vão conseguir diminuir esse número, porque só punir não adianta. É preciso que o condutor se conscientize da sua responsabilidade sob duas rodas”, finalizou.

Um balanço parcial foi divulgado na noite dessa quinta-feira (28). Em três horas, das 14 às 17 horas, mais de mil motocicletas foram abordadas, mais de 30 veículos removidos, mais de 500 autos de infrações lavrados e mais de 15 condutores inabilitados foram flagrados.

SABIA MAIS

A operação

> O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), em parceria com diversos órgãos relacionados à segurança pública e viária e à saúde, realizou ontem uma fiscalização integrada com foco em motocicletas e condutores irregulares.

> A operação foi realizada em 11 municípios: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra, Guarapari, Itapemirim, Marataízes, Baixo Guandu, Linhares e Anchieta.

Acidentes no trânsito

> Os motociclistas correspondem a 52% de todos os óbitos registrados de janeiro deste ano até agora.

Balanço parcial da operação

- Efetivo: 160 servidores, distribuídos em 15 pontos de 11 cidades.

- Mais de 1000 motocicletas abordadas.

- Mais de 30 veículos removidos.

- Mais de 500 autos de infrações registrados.

- Mais de 15 condutores inabilitados flagrados.

Principais infrações

> Licenciamento vencido, veículo em mau estado de conservação, condutor inabilitado, sistema de iluminação alterado, escapamento deficiente ou inoperante, descarga livre, CNH vencida há mais de 30 dias, recusa ao etilômetro e CNH suspensa ou cassada.

Fonte: Detran-ES e BPTran.

ELES FORAM ABORDADOS

Imagem ilustrativa da imagem Superblitz para combater abusos de motociclistas no ES
Nila Virissimo Moraes |  Foto: Leone Iglesias/AT

A costureira Nila Virissimo Moraes, de 64 anos, foi parada na blitz e disse que ficou surpresa ao descobrir que a sua CNH estava cassada até janeiro de 2026. A infração é gravíssima no valor de R$ 880,41, segundo o cabo Fabrício dos Reis Subtil, do BPTran. Uma amiga habilitada da condutora foi até o local e levou a moto embora.

Imagem ilustrativa da imagem Superblitz para combater abusos de motociclistas no ES
Leandro Santos |  Foto: Leone Iglesias/AT

O gestor Leandro Santos, de 51 anos, mora em Boston (EUA) e tem negócios no Estado. Ele foi parado em uma blitz e foi constatado que o licenciamento da moto estava atrasado. Na hora, ele pagou com Pix e foi liberado. “Não sabia que estava atrasado porque moro fora e fico desconectado dessas obrigações. É válida a abordagem”.

Imagem ilustrativa da imagem Superblitz para combater abusos de motociclistas no ES
o agente Marcelo Alexandre Pádua |  Foto: Leone Iglesias/AT

Uma moto foi flagrada com R$ 1.708 de multas, entre os quais licenciamento e IPVA vencidos, além de restrições judiciais que impedem a transferência em caso de venda e de circular. Ela foi removida para um pátio. O piloto estava com a habilitação vencida desde 2023, segundo o agente de trânsito do Detran-ES, Marcelo Alexandre Pádua.

Imagem ilustrativa da imagem Superblitz para combater abusos de motociclistas no ES
Liliane dos Santos Guimarães |  Foto: Leone Iglesias/AT

Exemplo positivo: a entregadora Liliane dos Santos Guimarães, de 45 anos, foi abordada ontem, mas foi constatado que não havia irregularidades. Ela disse que já sofreu três acidentes com a moto, mas com a certeza de que não teve culpa. Ao ser liberada, deixou um recado: “Ande com cuidado porque vocês têm alguém que te ama em casa”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: