X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Sem previsão de aula presencial na Ufes

Há estudantes que tiveram duas semanas de aulas em março de 2020 e estão há quase 2 anos sem frequentar a universidade


O sonho de ir para a universidade não tem sido da forma esperada para muitos estudantes que ingressaram na faculdade no início de 2020, quando começou a pandemia de covid-19. Há alunos, inclusive, que estão há quase dois anos sem aula presencial.

Mas a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ainda não tem previsão de quando o retorno  totalmente presencial ocorrerá, pois diz que depende do cenário da pandemia.

Estudantes que não são da área de saúde e que ingressaram na Ufes no primeiro semestre de 2020 tiveram aula presencial do dia 2 ao dia 16 de março daquele ano, quando foi decretada a suspensão das atividades presenciais. Depois disso, o ensino foi remoto.

Esse foi o caso do estudante de Publicidade e Propaganda Alexandre Magno Santos Filho, 21, que está no 4º período. “Estou há dois anos em casa, sem ir para a faculdade”, contou. 

O estudante de Jornalismo Américo Soares, 21, que ingressou na Ufes em março de 2020, teve apenas duas aulas presenciais. “Está complicado, porque no meu curso, tem matérias que precisam de ser práticas, de interação entre aluno e professor e debates”, afirmou. 

Os alunos que ingressaram a partir do segundo semestre de 2020 e não são da área da saúde foram ainda mais afetados, porque não tiveram nenhuma aula presencial. 

O estudante de Cinema e Audiovisual Bruno Ribeiro, 22, entraria na universidade no segundo semestre de 2020, mas, devido aos atrasos no calendário, só começou a estudar em meados de 2021. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Sem previsão de aula presencial na Ufes
O estudante de Fonoaudiologia Abner Neves terá nesta quarta-feira (2) sua 1ª aula prática |  Foto: Leone Iglesias/AT

Para o estudante de Fonoaudiologia Abner Neves, 25, que está no 2º período, a experiência com aulas presenciais começa hoje, quando terá a 1ª aula prática. “É um misto de satisfação, mas também de cautela, de seguir os protocolos e as orientações da universidade”. 

Moradora de Ipatinga (MG), a estudante de Direito Illy Carvalho Rocha, 19, aguarda previsão da Ufes sobre o retorno presencial e espera que seja feito com antecedência, para que organize a moradia.

Segundo a Ufes, o 1º semestre letivo de 2022 terá início em 18 de abril, mas ainda não é possível definir o formato. “Até lá, a Administração Central da Ufes segue atenta e acompanhando os indicadores apresentados pelas autoridades sanitárias do Espírito Santo”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: