X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Sem previsão de aula presencial na Ufes

Há estudantes que tiveram duas semanas de aulas em março de 2020 e estão há quase 2 anos sem frequentar a universidade

Ana Carolina Favalessa, do jornal A Tribuna | 02/02/2022 15:24 h

O sonho de ir para a universidade não tem sido da forma esperada para muitos estudantes que ingressaram na faculdade no início de 2020, quando começou a pandemia de covid-19. Há alunos, inclusive, que estão há quase dois anos sem aula presencial.

Mas a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ainda não tem previsão de quando o retorno  totalmente presencial ocorrerá, pois diz que depende do cenário da pandemia.

Estudantes que não são da área de saúde e que ingressaram na Ufes no primeiro semestre de 2020 tiveram aula presencial do dia 2 ao dia 16 de março daquele ano, quando foi decretada a suspensão das atividades presenciais. Depois disso, o ensino foi remoto.

Esse foi o caso do estudante de Publicidade e Propaganda Alexandre Magno Santos Filho, 21, que está no 4º período. “Estou há dois anos em casa, sem ir para a faculdade”, contou. 

O estudante de Jornalismo Américo Soares, 21, que ingressou na Ufes em março de 2020, teve apenas duas aulas presenciais. “Está complicado, porque no meu curso, tem matérias que precisam de ser práticas, de interação entre aluno e professor e debates”, afirmou. 

Os alunos que ingressaram a partir do segundo semestre de 2020 e não são da área da saúde foram ainda mais afetados, porque não tiveram nenhuma aula presencial. 

O estudante de Cinema e Audiovisual Bruno Ribeiro, 22, entraria na universidade no segundo semestre de 2020, mas, devido aos atrasos no calendário, só começou a estudar em meados de 2021. 

O estudante de Fonoaudiologia Abner Neves terá nesta quarta-feira (2) sua 1ª aula prática
O estudante de Fonoaudiologia Abner Neves terá nesta quarta-feira (2) sua 1ª aula prática |  Foto: Leone Iglesias/AT
 

Para o estudante de Fonoaudiologia Abner Neves, 25, que está no 2º período, a experiência com aulas presenciais começa hoje, quando terá a 1ª aula prática. “É um misto de satisfação, mas também de cautela, de seguir os protocolos e as orientações da universidade”. 

Moradora de Ipatinga (MG), a estudante de Direito Illy Carvalho Rocha, 19, aguarda previsão da Ufes sobre o retorno presencial e espera que seja feito com antecedência, para que organize a moradia.

Segundo a Ufes, o 1º semestre letivo de 2022 terá início em 18 de abril, mas ainda não é possível definir o formato. “Até lá, a Administração Central da Ufes segue atenta e acompanhando os indicadores apresentados pelas autoridades sanitárias do Espírito Santo”, disse.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS