X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Seleção do MEC agora vai ter curso a distância


O Ministério da Educação (MEC) ampliou as possibilidades de estudantes que pretendem ocupar uma vaga no ensino superior público no País.

O órgão alterou a portaria com as regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que une vagas em instituições federais a candidatos interessados, e incluiu a oferta de vagas em cursos a distância.

A seleção é feita de acordo com o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ainda não tem data para ocorrer este ano.

É a primeira vez que as instituições poderão ofertar vagas em cursos não presenciais. O prazo para se cadastrem é até sexta-feira.

Além disso, a portaria determina que as instituições ofereçam o serviço online para que o estudante possa encaminhar os documentos necessários para matrícula.

As alterações já passam a valer para o processo seletivo do segundo semestre deste ano.

“Demorou muito a colocar a opção de EAD. Era uma necessidade que já existia. Muitas instituições, que possuíam cursos totalmente presenciais, agora estão passando a ter cursos de forma online. O Sisu abre novas portas para os alunos”, disse Maria José Cerutti Novaes, psicopedagoga e mestre em Educação.

Para a estudante Maria Eduarda Bermond, que vai tentar Arquitetura na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a EAD pode ser uma facilidade para muitos estudantes. “Estou me preparando. Estudo pela manhã, através de aulas online, e a tarde faço revisão, mas quero curso presencial”.

O MEC ainda não informou a data da inscrição do Sisu. Como não foram fechadas as instituições participantes, não é possível saber os cursos e quantas vagas na modalidade serão abertas.

Até o momento, a Ufes não utiliza notas do Enem para ingresso nos cursos a distância. O ingresso é feito por meio de processo seletivo simplificado, com provas aplicadas nos polos de ensino. A possibilidade será avaliada pela Ufes.

Imagem ilustrativa da imagem Seleção do MEC agora vai ter curso a distância
Maria Eduarda acredita que o curso a distância pode ser uma facilidade |  Foto: Acervo pessoal

Saiba mais


Sisu

  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) agora vai contar com oportunidades para estudantes que querem fazer um curso de ensino superior a distância (EAD).

  • Como não há data para o Enem, nota usada na seleção, ainda não foi divulgado quando começam as inscrições do Sisu para os estudantes.

  • A Ufes, para os cursos ofertados a distância, faz um processo seletivo simplificado, com provas aplicadas nos polos de ensino a distância. A possibilidade de uso do Enem para essa seleção será avaliada.

Fonte: MEC e Ufes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: