X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Seis cidades capixabas em situação de emergência

A ação facilita o repasse de recursos para auxiliar as vítimas das enchentes e na recuperação de equipamentos públicos e para reestruturar as cidades


Imagem ilustrativa da imagem Seis cidades capixabas em situação de emergência
Nova Venécia decretou estado de emergência por conta da chuva na região: ponte chegou a ser interditada. |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Venécia

Um total de seis cidades capixabas decretaram situação de emergência: São Mateus, Vila Pavão, Cariacica, Linhares, Santa Leopoldina e Viana e os decretos foram homologados.

De acordo com a tenente Andresa Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, o decreto reconhece a legalidade da instituição pública de que está em estado de desastre. 

A ação facilita o repasse de recursos para auxiliar as vítimas das enchentes e na recuperação de equipamentos públicos e para reestruturar  as cidades.

Nesta terça (20), a cidade de Nova Venécia também decretou estado de emergência.  Como ela, outras cinco cidades publicaram decretos, que ainda não foram homologados, de acordo com o Boletim Extraordinário da Defesa Civil do governo do Estado, atualizado às 17 horas de ontem. São elas: Fundão, Ibiraçu, Aracruz, João Neiva e Sooretama.

Em Santa Leopoldina, por exemplo, a ES-080 continua parcialmente interditada no km 97, no trecho que liga o município a Santa Teresa, devido à queda de barreira próximo à Cachoeira das Sete Quedas. O trecho opera em meia pista apenas para veículos leves.

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER) classifica esse como um “alerta de atenção importante”.

Em Nova Venécia, o prefeito André Wiler Silva Fagundes assinou  o decreto N° 18.163, que decreta estado de emergência. 

“A cidade foi uma dentre outras no Brasil onde mais choveu nas últimas 48 horas, chegando a mais de 265 mm”, diz o texto divulgado pela prefeitura.

Barreiras

O prefeito justificou o ato, baseado nas fortes chuvas que caem continuamente, desde o dia 14 até ontem,  “causando vários danos, tanto na zona urbana quanto rural. Queda de barreiras, rompimento de represas e famílias desabrigadas prejudicaram diversas partes da cidade, por este motivo torna-se público o decreto n° 18.163”.

A prefeitura destacou ainda a cheia dos rios que cortam o município. “As enchentes do Rio Cricaré, Rio do Norte, XV de Novembro, Rio Muniz e Córregos  ultrapassaram a cota de 2.90 mm e  provocaram  inundação em ruas, avenidas e imóveis, com queda de barreiras em bairros e estradas”.


Saiba mais


Ação para facilitar ajuda às vítimas

Um total de seis cidades capixabas decretaram situação de emergência e tiveram os decretos homologados: 

> São Mateus

> Vila Pavão

> Cariacica

> Linhares

> Santa Leopoldina

> Viana

Outras cinco cidades publicaram decretos, que ainda não foram homologados: 

> Fundão

> Ibiraçu

> Aracruz

> João Neiva

> Sooretama

Por causa das fortes chuvas dos últimos dias, a cidade de Nova Venécia também decretou estado de emergência.

A ação  facilita o repasse de recursos para auxiliar as vítimas das enchentes e na recuperação de equipamentos públicos e para restruturar  as cidades.

Em Nova Venécia, o prefeito André Wiler Silva Fagundes assinou  o decreto N° 18.163, que decreta estado de emergência.

A cidade foi uma entre outras no Brasil  onde mais choveu nas últimas 48  horas, com  265 mm.

Fonte: Boletim Extraordinário da Defesa Civil do governo do Estado, atualizado às 17 horas de ontem, Prefeitura de Nova Venécia e tenente Andresa Silva do Corpo de Bombeiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: