X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Segredos dos mestres para um bom churrasco

Especialistas no ramo deram dicas de tempero, corte e suculência ideal para arrasar na preparação das carnes


Imagem ilustrativa da imagem Segredos dos mestres para um bom churrasco
O churrasqueiro Geovane Luiz e o empresário Gilmar Scherer espetam a carne crua, sem sal, e depois temperam. |  Foto: Leone Iglesiais/AT.

Seja para comemorar aniversário, uma conquista pessoal ou apenas reunir a família e amigos, o churrasco é uma marca registrada no cardápio dos brasileiros. Especialistas no ramo dão dicas de tempero, corte e suculência ideal para arrasar na preparação de peças saborosas. 

“Hoje, é muito prático fazer um churrasco. Na airfryer ou churrasqueira elétrica, são várias as opções possíveis de preparo”, destaca Rafael Barbarioli, proprietário da churrascaria Coronel Picanha.

De acordo com Barbarioli, um passo fundamental na hora da preparação  é o corte correto. “O corte é uma etapa muito importante, que faz toda a diferença no preparo de uma carne. Sempre é indicado  cortar a peça contra a fibra”, diz.

O empresário revela que o tempo no fogo vai depender do tipo de carne e a preferência do ponto buscado pelo churrasqueiro. Em casos de carne ao ponto, o ideal é de 15 a 20 minutos.   

Para evitar que a carne perca a suculência e fique desidratada,  Delmir Antonio Sauthier,  churrasqueiro  há 21 anos, recomenda não colocar a carne diretamente na brasa. 

“Alguns segredos para o churrasco ideal vão desde o ponto de preparo da carne, como se assa e vai para o fogo. Não pode colocar direto em cima do fogo, é preciso deixar sangrando no alto, a 15 centímetros, senão a peça desidrata e resseca”, explica.

O proprietário da churrascaria Brasa Tchê Beer e Assados, Gilmar Scherer, revela um de seus segredos para evitar o excesso de sal na carne. 

“Dê preferência para espetar a peça crua, sem sal. Depois de espetada, você tempera com sal grosso e evita que o contato das mãos com  a carne a deixe muito salgada”, explica.

Outra dica em relação ao tempero é o uso de sal fino. “Ao usar  sal fino, precisa ter cuidado, porque ele adentra a carne com muita facilidade e pode deixá-la muito salgada”, diz.  

O gastrônomo Germán Uribe, chef especializado em carne na brasa,  revela que “o toque final faz toda a diferença”. Ele cita as etapas de preparação do churrasco ideal. “Na hora do preparo, eu começo  pela selagem da peça. Depois, deixo ela descansar de 2 a 5 minutos e finalizo na parrila. Não tem erro!”.

A cada semana, um sorteio de kit

Promoção

Durante o mês de julho, a Rede Tribuna, em parceria com o Mineirão Atacarejo, vai realizar quatro sorteios de  Kits Churrasco. Ao todo, a cada semana, serão sorteados seis leitores do jornal.

Como participar

Basta comprar o jornal impresso, recortar o cupom da promoção e destiná-lo em uma das bancas participantes ou na sede da Rede Tribuna, na Ilha de Santa Maria, em Vitória.

Além das bancas participantes, os cupons podem ser entregues em 8 unidades da loja Mineirão Atacarejo, localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Resultado 

Todos os sorteios serão  divulgados, ao vivo, no Tribuna Notícias 1ª edição, da TV Tribuna. 

A primeira apuração será realizada no dia  7 de julho,  referente aos cupons publicados entre os dias 29 de junho e 5 de julho. 

A segunda apuração, no dia 14 de julho,  referente aos cupons publicados entre os dias 6 e 12 de julho.

O terceiro sorteio acontece no dia 21 de julho,   referente aos cupons publicados entre os dias 13 e 19 de julho.

O último resultado será divulgado no dia 28 de julho, referente aos cupons publicados entre os dias 20 e 26 de julho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: