RG Digital já está liberado para cidadãos do ES. Veja como acessar
Documento tem a mesma validade legal da versão física e está disponível por meio de aplicativo
Escute essa reportagem
Cerca de 100 mil capixabas já estão aptos a acessarem o RG Digital. A versão do documento de identidade está disponível digitalmente a todos que emitiram seu RG a partir do dia 08 de maio deste ano.
Já no caso de quem possui um documento emitido antes de 08/05/2023, será preciso solicitar uma segunda via do RG para ter acesso à versão digital. Para isso, é necessário fazer um agendamento no portal www.agenda.es.gov.br.
O documento digital tem validade legal e com ele é possível até mesmo gerar uma cópia do RG assinada eletronicamente em formato PDF, tendo validade jurídica idêntica ao documento autenticado em cartório.
Para ter acesso ao RG Digital, é necessário ter em mãos o RG físico e escanear o QR Code que consta no verso do documento. O processo é feito por meio do aplicativo RG Digital Espírito Santo, que está disponível tanto para sistemas de celular Android (Play Store) como para iOS (App Store).
Após baixar o aplicativo e escanear o QR Code, é preciso também confirmar sua identificação por meio de uma validação biométrica. A ação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e visa impulsionar a transformação digital no serviço público.
Para mais informações sobre agendamentos e locais de atendimento, o capixaba ainda pode acessar o link: https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg.
COMO ACESSAR
Como acessar: Baixando o aplicativo RG Digital Espírito Santo, disponível na Play Store (para celulares Android) e App Store (para IOS).
Passa a passo: Após baixar o aplicativo, basta escanear o QR Code que se encontra no verso do documento e realizar a validação biométrica.
Quem pode: Pessoas cujo documento de identidade tenha sido emitido após 08/05/2023. Quem tem o RG emitido antes dessa data, deve pedir uma segunda via do documento.
Segunda via: Para pedir uma segunda via do RG, deve-se realizar um agendamento no link: www.agenda.es.gov.br.
Comentários