X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Semana do “saco cheio” lota praias de Guarapari

Recesso na maioria das escolas de Minas Gerais entre o Dia das Crianças e o Dia dos Professores atrai turistas para a cidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Semana do “saco cheio” lota praias de Guarapari
Gabriela Goes aproveitou o recesso para viajar com os filhos Helena Vitória, de 3 anos, e Arthur, de 1 ano |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

O recesso escolar na maioria das escolas de Minas Gerais, que ocorre entre o Dia das Crianças e o Dia dos Professores, também conhecido como semana do “saco cheio”, é aguardado por muitos mineiros, especialmente aqueles que buscam aproveitar as praias.

Mesmo com o tempo nublado, as areias de Guarapari ficaram lotadas, mostrando mais uma vez que com o mineiro não tem tempo ruim. A estudante Gabriela Goes aproveitou o recesso para dar a viagem de presente para os filhos Helena Vitória, de 3 anos, e Arthur, de 1 ano. Eles são de Governador Valadares.

Leia mais sobre Cidades: Regional

“Viajamos 7 horas para chegar, então, faça chuva ou faça sol, nossa diversão é a praia. Meus filhos amam viajar para cá e este ano eu dei de presente de Dia das Crianças para eles a viagem para Guarapari. Meu avô tem apartamento na Praia do Morro, então sempre combinamos de vir nas festas de fim de ano, e dessa vez viemos antes para passar uma semana”, conta ela.

O clima nublado não impediu os banhistas de se refrescarem nas águas, e muitos até encontram o lado positivo, como a ausência de muito sol e a possibilidade de um dia mais fresco.

“Hoje está até mais fresco. Achei ótimo. Chegamos no sábado e só vamos embora na sexta-feira, porque minha filha tem trabalho para entregar no retorno do recesso escolar. Adoramos as praias de Guarapari”, conta a depiladora Marilene da Silva, de 42 anos, mãe de Giovana, de 8, que está na 3º ano do ensino fundamental.

Assim, a semana do “saco cheio” se torna mais uma vez uma semana de férias em Guarapari, já que a maioria dos mineiros escolhe a cidade para curtir.

“A rede hoteleira teve 100% de ocupação nesta reta final. Primeiro havia muita procura e, como muitos deixam para reservar de última hora, acabou lotando na reta final”, comenta Gustavo Guimarães, hoteleiro na cidade.

Ele acrescenta: “Mesmo com o tempo mais frio, os mineiros não deixam de curtir as praias. Acredito que se tivermos uma programação diferenciada, teremos visitantes se programando com mais antecedência”.

“Muito animado!”

Imagem ilustrativa da imagem Semana do “saco cheio” lota praias de Guarapari
Ariane Lourdes e Jaques de Assis Castro decidiram curtir o recesso com os filhos na praia do morro |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

Mineiros de Caratinga, Ariane Lourdes, de 37 anos, servente escolar, e Jaques de Assis Castro, 40, motorista, decidiram curtir o recesso escolar em Guarapari, alugando um apartamento Praia do Morro.

Acompanhados dos filhos, Lucca, de 1 ano, e Anthony, de 8, eles estão aproveitando ao máximo o que a praia tem a oferecer. “Aqui é muito animado!”, conta Ariane.

Anchieta também vira point de mineiros

As praias de Anchieta não ficaram para trás. Recebendo muitos visitantes mineiros, os hotéis e apartamentos estão lotados, deixando a areia ocupada e os ambulantes felizes.

“A semana do saco cheio costuma lotar as praias de Anchieta. Este ano a previsão era de chuva, mas graças a Deus o tempo ficou nublado. Assim, os mineiros conseguiram curtir as praias e nossas vendas aumentaram bastante. Hoje já bati minha meta vendendo 100 churrasquinhos”, disse José de Carvalho, ambulante na praia de Castelhanos.

Em Ubu e Iriri, os últimos dias foram de muitas vendas, e a economia local tem ficado aquecida.

“Primeiro tivemos o festival de frutos do mar. Agora seguiremos nos restaurantes e bares servindo nosso cardápio completo até o último dia do recesso escolar”, ressaltou Suzy Ferreira, chef de cozinha em Anchieta.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: