X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Inspiração em cidade do Sul do Brasil para transformar Guarapari

Empresários estão se inspirando em Balneário Camboriú para deixar a cidade mais atrativa. Até um teleférico é estudado


Ouvir

Escute essa reportagem

Um grupo de empresários que busca transformar Guarapari em um destino ainda mais atrativo para turistas e investidores declara que vai se inspirar no modelo de sucesso de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Até mesmo um teleférico será estudado em Guarapari.

Imagem ilustrativa da imagem Inspiração em cidade do Sul do Brasil para transformar Guarapari
Teleférico em Balneário Camboriú, Santa Catarina: implantação do equipamento é cogitada em Guarapari |  Foto: - Divulgação

Nos últimos anos, Balneário Camboriú se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com um crescimento exponencial no número de visitantes e na infraestrutura urbana.

Antigamente, a cidade era conhecida por receber turistas apenas no verão, com uma estadia média de dois dias, como é em Guarapari. Hoje, o tempo de permanência dos turistas na cidade aumentou para cerca de sete dias, graças a uma série de ações integradas de desenvolvimento urbano, investimentos em infraestrutura e no setor turístico.

Para o grupo de empresários que compõe o Guarapari em Ação (GEA), a troca de experiências entre as duas cidades pode ser o caminho para potencializar o turismo e o desenvolvimento urbano da Cidade Saúde.

Eles estão em contato com a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC) e, segundo Kátia Tonioti, presidente da instituição, uma das chaves para esse sucesso foi o trabalho conjunto entre o poder público e as entidades empresariais.

“Fizemos ações de capacitação e treinamento constante, unindo o poder público e as entidades de classe. Mostramos que, se o turismo cresce, isso impacta positivamente os cofres públicos e melhora a infraestrutura da cidade e das empresas também”, afirmou Kátia Tonioti.

A conversa teve como base a semelhança entre as duas cidades, tanto em termos geográficos quanto de potencial turístico e econômico. O litoral, as condições demográficas e os desafios enfrentados nas áreas de construção civil e infraestrutura foram destacados como pontos em comum.

“Balneário Camboriú se apresenta como um exemplo de transformação, um modelo a ser seguido para impulsionar o crescimento de Guarapari, o que é tão importante para nós”, afirma Durval Vieira de Freitas, presidente do GEA.

Além das melhorias da infraestrutura e do fortalecimento da capacitação profissional local, os próximos passos para Guarapari se transformar em uma potência turística são os investimentos em novos atrativos turísticos, como o teleférico, o Museu de Carros com bar temático e o Oceanic Aquário, entre outros.

Fique por dentro

Destino turístico de sucesso

Empresários e representantes de Guarapari e Balneário Camboriú discutem parcerias para melhorar o turismo e o desenvolvimento urbano de Guarapari, com base nas boas práticas de Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú se transformou ao longo dos anos em um destino turístico de sucesso, passando de uma cidade que recebia turistas por apenas dois dias no verão para uma cidade onde os turistas ficam em média sete dias.

A chave para esse sucesso foi a integração entre o poder público, entidades empresariais e investimentos privados em infraestrutura e novos atrativos turísticos, como o teleférico, Museu de Carros, aquário, entre outros.

Fonte: Especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: