Primeiro caso de coronavírus é investigado no Estado
Escute essa reportagem
A Secretaria da Saúde (Sesa) por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE) informa que foi notificado sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19), na tarde desta terça-feira (25). O paciente chegou recentemente ao Espírito Santo após viagem à Itália, apresentando febre e outros sintomas respiratórios.
Ele foi encaminhado para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, que tem a expertise de atendimento a casos graves e é um dos hospitais de referência para atendimento à casos suspeitos, definido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do Covid-19.
A Sesa também informou que, na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde passou a enquadrar também, na definição casos suspeitos de Covid-19, pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia. A mudança ocorreu devido ao aumento de 14% no número de novos casos fora da China.
A primeira suspeita de caso de coronavírus no Espírito Santo vem horas depois de o Brasil confirmar o primeiro teste positivo em paciente para a doença. Ainda falta ser realizado mais um exame no homem, de 61 anos, morador de São Paulo.
Upa de Carapina foi fechada
Uma funcionária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, que não quis se identificar, relatou que a UPA teria tido atendimento suspenso devido à suspeita de um paciente.
A funcionária contou que o paciente teria sido isolado na UPA e depois encaminhado ao Hospital Jayme Santos Neves, também na Serra. Procurada pela reportagem, a prefeitura da Serra não confirmou que o paciente passou pela unidade de pronto-atendimento.
A Sesa também não soube informar se o primeiro caso suspeito no Estado seria o mesmo paciente que esteve na UPA de Carapina.
Comentários