X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Onça que assusta moradores é um animal jovem, diz biólogo


A onça-parda que assustou moradores de Iconha, no Sul do Estado, na segunda-feira (6) a noite, é um animal jovem que está tentando estabelecer território. Essa é a avaliação do biólogo e professor Helimar Rabelo, após avaliar fotografias da pegada do felino e ler os relatos da população.

O biólogo explica que as pegadas condizem com as de uma onça em fase de crescimento, talvez um adolescente ou jovem. Segundo ele, a fêmea normalmente expulsa o filho após certa idade e o animal precisa aprender a viver sozinho. Com isso, fica procurando conhecer o território.

Na visão de Helimar, onças adultas dificilmente entrariam em quintais e muito menos em cozinhas de casas, como ocorreu no interior de Iconha.

Imagem ilustrativa da imagem Onça que assusta moradores é um animal jovem, diz biólogo
Pegada de onça-parda em Iconha |  Foto: Natália Cardoso

Ele acalma a população explicando que no Brasil não há registros de ataques de onças pardas a humanos. “É só não encurralar e nem assustar o animal. Basta deixá-lo quieto, que ele vai passar e ir embora”, orientou o biólogo.

A explicação do especialista reforça o relato do caminhoneiro Bráulio Cardoso, 43. Ele explica que apesar dele e o primo estarem a poucos metros da onça, o felino não os atacou. Ao contrário, correu pelo pasto em direção à mata.

“Onças-pardas já foram vistas em outros pontos de Vargem Alta e nenhum ataque. Temos imagens de indivíduos na RPPN Mata da Serra, na RPPN Águia Branca, em Forno Grande, em Conceição de Castelo; Pedra Azul, em Domingos Martins e no Caparaó”, relatou.

O ambientalista João Luiz Madureira defende que a existência de onça na região demonstra que o meio ambiente e as florestas ainda têm salvação, pois estes animais só sobrevivem em ambientes minimamente preservados.

“Como ambientalista, digo que é um orgulho ter ainda um predador do topo da cadeia alimentar pelo sul do Estado. Normalmente as onças pardas não atacam o ser humano, a não ser quando acuados ou com filhotes e em situações de extrema fome”, destacou.

Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental informou que uma equipe foi atender a um chamado em Conceição do Castelo, na Região Serrana, onde pegadas de onça foram encontradas numa localidade conhecida como Indaiá ou Mata Fria.

De acordo com o subtenente Sílvio Lima de Paula, auxiliar do comandante da 4ª Companhia da Polícia Ambiental, a previsão é que a equipe, assim que deixar Conceição do Castelo, siga para Iconha atender ao pedido da população local.

Silvio recomendou aos moradores que evitem deixar alimentos que possam servir de atrativos para animais silvestres, mantendo galinheiros trancados à noite.

Com relação à possibilidade de capturar a onça, Silvio ressaltou que a medida poderia ser tomada caso o animal estivesse acuado, preso ou representasse alguma situação de perigo para o homem ou ao próprio felino. Nessa situação a onça poderia ser capturada e solta em outra área de mata.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: