X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Obras contra erosão nas praias


Imagem ilustrativa da imagem Obras contra erosão nas praias
Curva da Jurema: o chamado “engordamento” vai ser na região dos quiosques, onde a erosão derrubou árvores |  Foto: Beto Morais/AT

As praias da Curva da Jurema e de Camburi, em Vitória, vão ganhar até 50 metros a mais de areia. Por conta do avanço do mar, que tem causado estragos na orla, a prefeitura da capital decidiu aumentar a faixa entre a água e o calçadão nos dois principais balneários da cidade.

A previsão é de que as obras tenham início no próximo mês e sejam concluídas em junho.

Na Curva da Jurema, o chamado “engordamento” vai acontecer na região dos quiosques, onde a erosão derrubou árvores e até parte dos estabelecimentos. A situação vem se agravando a cada ano, afastando os frequentadores da região.

Por lá, serão depositados 50 mil metros cúbicos de areia, o que fará a faixa aumentar entre 40 e 50 metros. Inicialmente, a previsão era de que o serviço fosse somente na Curva da Jurema, mas a prefeitura identificou a mesma necessidade na Praia de Camburi.

Em Camburi, serão 200 mil metros cúbicos de areia entre o píer de Iemanjá e a região próximo à Ilha do Socó. Com isso, a praia passa a ter 30 metros a mais de areia nesse trajeto, que possui 1,2 km.

“A obra vai devolver ao município as duas praias mais importantes e mais frequentadas de Vitória”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

A areia para aumentar a extensão das praias virá de uma jazida marinha localizada a 30 milhas náuticas (cerca de 55 km) do litoral de Vitória.

O trabalho será executado pela mesma empresa que finalizou no ano passado o alargamento da famosa praia de Canasvieiras, em Florianópolis (SC).

Inicialmente, a obra tinha previsão de começar no fim do ano passado, antes do verão. No entanto, questões como licenças ambientais e estudos náuticos adiaram o início para este ano, segundo Zouain.

“Vários equipamentos já estão chegando para a obra, que está próxima de começar. É bem provável que comece logo após o fim do verão, ainda em março”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Obras contra erosão nas praias
|  Foto: Arte: André Felix

O prazo é para que o serviço dure, no máximo, três meses, sendo que na Curva da Jurema o trabalho deve ser concluído antes.

Durante as obras, os trechos serão interditados aos poucos, na areia e no mar, sempre com sinalização. O serviço vai custar R$ 14 milhões, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – programa da Caixa Econômica – e dos cofres do município.

O alargamento deve garantir o fim da erosão por cerca de 10 anos na Curva da Jurema e um pouco mais em Camburi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: