Objeto no céu e barulho assustam moradores de municípios do Sul

| 26/05/2020, 21:04 21:04 h | Atualizado em 26/05/2020, 21:27

Uma forte explosão seguida de um objeto incandescente cruzando o céu assustou moradores de Rio Novo do Sul e de pelo menos cinco cidades vizinhas do Sul do estado por volta de 17h15 desta terça-feira (26).

“Tremeu minha casa. A residência de minha irmã, que mora ao lado, também. Meu filho veio correndo, pois tem medo de temporal. Mas o céu estava limpo”, comentou a dona de casa Rogéria Togneri Carvalho, 31, que mora no Centro de Rio Novo.

Moradores de Iconha, Marataízes, Itapemirim, Alfredo Chaves e Cachoeiro de Itapemirim também relataram ter escutado o estrondo.

Rogéria explicou que comentou sobre o assunto no Facebook e logo recebeu dezenas de mensagens de pessoas que também escutaram o estrondo. “Eu acredito que seja um meteoro. Muita gente também acha que é”, disse.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-05/372x236/objeto-no-ceu-e-barulho-assustam-moradores-de-municipios-do-sul-b1806e85efddeefbe1d9003e91cdfe4a/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-05%2Fobjeto-no-ceu-e-barulho-assustam-moradores-de-municipios-do-sul-b1806e85efddeefbe1d9003e91cdfe4a.jpeg%3Fxid%3D123944&xid=123944 600w,

Entre as pessoas que ouviram o estrondo está a operadora de caixa Estefani Alves Koppe, 34 anos, que mora em Quarteirão, comunidade rural de Rio Novo.

Ela disse que o barulho foi muito forte e que vizinhos também escutaram. O filho dela fotografou com seu celular um rastro de fogo no céu. “Durou uns sete minutos. Muitos falam em meteoro e outros em avião”, explicou.

Nas redes sociais os comentários foram mais diversos. Vários moradores de Rio Novo e de cidades vizinhas disseram que sentiram a casa tremer. “Aqui no meu salão também tremeu”, disse uma pessoa. “Sim, tremeu aqui em casa, no Borsoi”, afirmou outra.

Outro internauta afirmou: “A princípio pensei que fosse um trovão, sei lá. Mas não foi”. “Teve esse barulho aqui em Cachoeirinha também”, comentou outra pessoa. “Era um avião, mas parecia estar em chamas”, ressaltou mais um conhecido.

Outros levaram na brincadeira: “Foi o Thor”. Teve gente que pensou que fosse uma batida de carro na BR 101.

Fenômeno

Com base na foto encaminhada pela reportagem, o astrônomo e coordenador do projeto científico Exoss, Marcelo De Cicco, acredita que o objeto incandescente no céu é, na verdade, um avião. O especialista destaca que, em determinadas posições, as aeronaves provocam efeito denominado de falso meteoro.

“É típico de um contrail, evento causado pela descarga do avião, normalmente em horários próximos ao por do sol ou ao nascer do sol, e que em determinadas altitudes produz esse efeito”, explicou. Segundo ele, é comum a população confundir o fenômeno com a passagem de meteoros.

Com relação ao estrondo, ele explica que pode não estar relacionado ao objeto flagrado no céu.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: