Municípios devem decidir volta às aulas nos próximos dias

| 26/09/2020, 13:16 13:16 h | Atualizado em 26/09/2020, 13:50

Como fica o retorno na rede municipal de ensino? Essa avaliação começará a ser feita nos próximos dias. O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, sinalizou que houve um consenso para retornar a partir de 13 de outubro.

Na capital, a Secretaria de Educação informou que, diante do anúncio de volta às aulas presenciais pelo governo, vai avaliar, nos próximos dias, com a comunidade escolar — por meio dos Conselhos de Escola —, a perspectiva de retorno, “considerando todo o processo de decisão, pautado na gestão democrática e compartilhada”.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Educação, estará, na próxima semana, em diálogo com todos os segmentos da comunidade escolar (diretores, pais, professores, Conselhos e entidades) para avaliar a melhor e mais segura decisão a ser tomada.

A Serra vai acompanhar o cenário epidemiológico para avaliar a possibilidade de um retorno seguro para estudantes e profissionais.

No entanto, o município observa que a decisão sobre a volta será tomada em diálogo com a comunidade local e com a União dos Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES).

A Secretaria Municipal de Educação da Serra informou que elaborou um protocolo de volta às aulas com a disponibilização de álcool em gel nas salas, uso obrigatório de máscara de proteção, limpeza e desinfecção de todos os espaços de trabalho. Além disso, disse que realiza formação dos profissionais para se adaptarem a esse momento de pandemia.

Em Cariacica, o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, disse que, nos próximos 10 dias, terá consolidada uma pesquisa com os profissionais da educação e com os pais, visando garantir a decisão mais coerente possível.

O município informou que, independentemente de qualquer decisão, todas as medidas sanitárias estão sendo realizadas.

A prefeitura ressaltou que, em caso de retorno, ele será gradual, com intervalos de 15 dias entre uma etapa e outra, iniciando pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e terminando com a educação infantil.

Viana também não tem data definida ainda, segundo informou ontem o prefeito Gilson Daniel.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: