X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mestres dos músculos dão dicas de boa forma

Treino reforçado, foco na alimentação, disciplina e constância estão entre os segredos para alcançar o corpo ideal


 

Imagem ilustrativa da imagem Mestres dos músculos dão dicas de boa forma
Odilon Batista, Luiz Sarmento e José Baiense participam do evento |  Foto: Douglas Schineider/AT

Atraindo amantes do fisiculturismo e da musculação de todo o País, o 52º Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, que está ocorrendo em Vitória, chega hoje ao último dia. 

No evento, além de inspirarem admiradores do corpo atlético, competidores revelaram o caminho para a boa forma. Para eles, o segredo é unir atividade física, alimentação, disciplina e constância.

Deivison Teixeira, de 44 anos, um dos capixabas a participar do campeonato, conta que a preparação não foi nada tranquila. Há dois meses, ele treina duas vezes por dia. Já a sua alimentação vem sendo bem restritiva há, pelo menos, três meses.

“É o terceiro campeonato brasileiro que participo. Não é fácil conciliar família, trabalho, treinos e dieta. Apesar disso, a chave de tudo é a disciplina. Ela gera o resultado e eu sempre tenho em mente que a lei do esforço  não te trai”.

De Governador Valadares (MG), o educador físico Humberto Lourenço, de 28 anos, também considera que o maior segredo para o corpo dos sonhos está na disciplina. É fazer o que é preciso, mesmo quando não se quer.

“O segredo é a disciplina e a constância. Todos os dias eu treino. Se eu não treinar, procuro fazer um aeróbico, por exemplo”, revela.

Entre aqueles que estavam apenas na torcida, Matheus Pires, de 27 anos, veio de Cariacica para prestigiar um amigo que também iria competir. “Quando você está vendo dá até vontade de treinar. É muito inspirador ver os caras lá”.

Com previsão de atrair cerca de 200 pessoas todos os dias, o Campeonato de Fisiculturismo acontece até hoje  no  Centro de Convenções de Vitória. O evento vai das 8h às 18h e a entrada custa R$ 40 mais um 1 kg de alimento não-perecível.

Esta é a segunda vez que o Estado sedia o campeonato de nível nacional, a última vez foi em 1999, explicou a presidente da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF), Diana Monteiro.

Entre os competidores estão Odilon Batista, Luiz Carlos Sarmento e José Luiz Baiense de Paula. Ao todo, são  cerca de 600 atletas de 18 estados, dos quais são  80 capixabas.

“Quero ser inspiração”

Assim como a maioria dos competidores, o Alencar Elzebio, de 35 anos, viajou de Porto Alegre (RS) para lutar pelo seu sonho.

Ele começou a competir há  três anos, quando ficou desempregado no início da pandemia, precisando até dar aulas na rua. 

“Eu pensei: posso treinar por treinar ou posso subir num palco e inspirar outras pessoas. Para mim, o fisiculturismo salvou a minha vida, seja financeira ou familiar. Quando preciso de motivação, eu lembro disso tudo. Minha história é o meu pré-treino”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: