X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Médicos tiram dúvidas sobre isolamento com a 5ª onda

Especialistas explicaram o que fazer quando um familiar ou um contato próximo testa positivo para a covid


Com a quinta onda de casos de covid-19 ainda sem dar sinais  de que está perdendo a força no Estado, muita gente ainda tem dúvidas sobre o tempo de isolamento nos casos de infecções confirmadas  ou após contato com quem testou positivo.   

Médicos ouvidos pela reportagem e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explicaram quando é preciso manter o distanciamento e quando é preciso testar.   

Imagem ilustrativa da imagem Médicos tiram dúvidas sobre isolamento com a 5ª onda
Mirian Cardoso está com covid e as duas filhas, Beatriz e Ana Carolina, vão repetir teste pois têm sintomas gripais |  Foto: Acervo Pessoal

O secretário de Estado da Saúde lembrou que o tempo de isolamento para quem está com covid-19 é de 10 dias. “Se após sete dias ela estiver sem sintomas respiratórios ou febre  há pelo menos 24 horas, ela pode deixar o isolamento”, ressaltou.

Segundo ele, no entanto, o uso de máscara deve permanecer. O secretário lembrou que a testagem pode ser feita a qualquer momento após início dos sintomas ou em caso de contato com pessoas positivas.  

O médico infectologista Moacir Soprani orientou que quem  mora  ou  teve contato com alguém que está com a doença  faça um teste ao menos entre três e cinco dias após o último contato sem proteção (sem uso de máscara e distanciamento).

No caso de resultado negativo, se ainda não tiver sintomas, o médico explicou que a pessoa pode sair de casa, mas o uso de máscara deve ser mantido. 

A assistente social Mirian Cardoso, de 40 anos, testou positivo no último sábado para a covid-19 pela  terceira vez desde o início da pandemia. Segundo ela, os sintomas começaram dois dias antes do teste, com dor de garganta, de cabeça, além de febre.

  Agora, as filhas Beatriz, de 13 anos, e  Ana Carolina,  14, também apresentam sintomas gripais e estão isoladas. “Elas já fizeram o teste, mas deu resultado negativo. Por isso vão repetir”.

Ela contou que tomou vacinas contra gripe,  além de três doses de vacinas contra covid.


Mutirão de vacinação neste sábado (2)

Se de um lado o número de casos de covid-19 continua a aumentar,  a vacinação também tem sido reforçada. Em Vila Velha e Cariacica haverá mutirão no sábado (2).

Além de vacinas contra covid, prefeituras também devem aplicar imunizantes  contra gripe, liberado para todos,   sarampo, entre outras.       

Em Vila Velha, haverá vacinação das   9h às 15h, sem necessidade de agendamento. 

A vacinação vai acontecer na escola  Senador João de Medeiros Calmon, em Praia das

Imagem ilustrativa da imagem Médicos tiram dúvidas sobre isolamento com a 5ª onda
Vacina para todos os públicos |  Foto: Dayana Souza - 13/04/2021

Gaivotas; na quadra da Mocidade Unida da Glória (MUG), escola Terra Vermelha, além das unidades de saúde de Coqueiral de Itaparica, de  Araçás, do  Ibes, de Vila Batista e de Ulisses Guimarães.

Sábado (2) também será dia de  mutirão em seis pontos de Cariacica, sem agendamento. Entre  locais para vacinação estão as unidades  de saúde de São Francisco, Campo Verde e Jardim América, Prolar, Parque O Cravo e a Rosa e Shopping Moxuara.

Em Vitória, mais 11.140 vagas de  agendamento  serão abertas  hoje às 14 horas para a vacinação contra covid-19, influenza, sarampo e meningite C. O agendamento  pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Para quem agendar, sábado (2) haverá vacinação na Igreja Evangélica Batista de Jardim de Penha, Primeira Igreja Batista de Jardim Camburi e nas unidades de Andorinhas, Ilha de Santa Maria, Consolação, Santo Antônio, centro de Vitória, Conquista, Itararé e Santa Martha.


Saiba Mais

Máscara até 10º dia da doença

1 Qual o tempo de isolamento para quem está com  covid-19?

Para pacientes com sintomas, o tempo de isolamento é de 10 dias contados a partir do início do quadro. 

Imagem ilustrativa da imagem Médicos tiram dúvidas sobre isolamento com a 5ª onda
Teste de covid é indicado |  Foto: Divulgação

No sétimo dia, caso o paciente não tenha sintomas respiratórios ou febre há pelo menos 24 horas, ele pode ser liberado do isolamento. 

O paciente que, após cinco dias de isolamento, estiver  sem sintomas e com teste de resultado negativo pode ser liberado para retorno às atividades. 

Em todos os cenários,  o uso da máscara adequada  deve ser mantido até o  10º dia.

2  Familiares ou pessoas que tiveram contato com pacientes que testaram positivo devem ficar em isolamento?

Pessoas contactantes (quem teve contato com pacientes positivos) que não apresentam sintomas devem, se possível, manter isolamento até entre três e cinco dias após o contato para fazer  teste de covid. 

O isolamento, no entanto, não é obrigatório, mas  a pessoa precisa fazer uso de máscaras adequadas (tipo N95), e monitorar os sintomas.

A testagem pode ser feita a  qualquer momento após o contato. Mas a orientação é que  também seja feita entre o 3º e o 5º dia após o último contato sem proteção.  Mesmo com o retorno às  atividades, a orientação do uso de máscara permanece.

3 Pessoas com  sintomas gripais, mas com o resultado negativo em um teste, podem sair de casa?

Pessoas com sintomas gripais devem permanecer com o uso de máscaras adequadas se tiverem de sair de casa. A orientação para pessoas com sintomas gripais é que repitam o teste, principalmente  entre o 3º e o 5º dia após início dos sintomas.    

4 Após testar positivo, a pessoa só pode sair do isolamento se fizer um teste e der negativo?

Não. Se a pessoa mantiver o isolamento pelo tempo adequado e não tiver mais sintomas,  não precisa repetir o teste. Mas caso ainda tenha sintomas após 10 dias, o ideal é buscar orientação médica.

 5 Pacientes que não apresenta sintomas, mas que  testaram positivo, devem se isolar por quanto tempo?

 O isolamento nesses casos de pessoas sem sintomas antes e  após o teste deve ser de sete dias, contados a partir do dia que apresentou resultado positivo.

Fonte: Sesa e médicos consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: