“Maior café coado” do Mundo é capixaba
Os 8.260 litros da bebida foram preparados utilizando 450 quilos de pó de café em evento na cidade de Brejetuba
Escute essa reportagem
No Espírito Santo, que é o segundo maior produtor nacional do grão que faz uma das bebidas mais amadas no País, não poderia faltar o maior café coado do mundo.
O recorde reconhecido pelo Guinness Book e pelo RankBrasil em 2011 foi renovado mais uma vez neste ano, durante o Festival do Maior Café do Mundo, realizado em Brejetuba, na região serrana do Estado.
De acordo com a prefeitura do município, o café foi coado no dia 30 de setembro durante o aniversário de 28 anos cidade, no Centro de Eventos “Cafezão”.
Foram feitos 8.260 litros da bebida e utilizados 450 quilos de pó de café. Não bastasse isso, um coador gigante, com 2,50 metros de diâmetro por 2,70 metros altura, e uma xícara com capacidade para 8.260 litros da bebida, medindo 2,70 metros de altura por 2,50 metros de diâmetro, foram utilizados. Depois, o “cafezinho” foi servido ao público.
O secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Brejetuba, Osmar do Nascimento, o Mazinho, explicou que a cidade mantém o recorde brasileiro, atestado pelo RankBrasil em 2011. Ele contou que a ideia é fazer contato com o Livro dos Recordes falando sobre o evento deste ano para pedir a categorização dos recordes.
“A ideia é que o Guinness possa classificar as categorias, porque são formas muito diferentes de extrair o melhor do café. A artesanal, como fazemos, é uma das maneiras mais antigas”, explicou.
O evento com o maior café do mundo é realizado desde 2008 e, ao final de cada edição, os organizadores entram em contato com o Guinness Book para consolidar o recorde mundial e nacional.
O coador é feito por uma família do município há anos. São várias camadas de tecido, além de uma rede e uma corda. Depois que o coador fica pronto, é levado ao espaço de eventos. A xícara, que fica exposta na entrada da cidade durante o ano, também é levada lá.
SAIBA MAIS
- O maior café coado do mundo tem 8.260 litros. Foram utilizados 450 quilos de pó de café.
- Foram servidos mais de 3 mil cafezinhos ao público do Festival do Maior Café do Mundo, realizado em Brejetuba, na região serrana do Estado, no dia 30 de setembro, durante o aniversário de 28 anos cidade, no Centro de Eventos “Cafezão”.
- O processo de coagem demora duas horas. Depois de pronto, o cheiro do café fica no ar durante seis horas.
- Um coador gigante, com 2,50 metros de diâmetro por 2,70 metros altura, e uma xícara com capacidade para 8.260 litros da bebida, medindo 2,70 metros de altura por 2,50 metros de diâmetro, foram utilizados.
- O coador é feito por uma família do município há anos. São várias camadas de tecido, além de uma rede e uma corda.
- A ideia é que o Guinness Book possa classificar a coagem por categorias. A artesanal, como é feita em Brejetuba, é uma das mais antigas.
Fonte: Prefeitura de Brejetuba.
Comentários