X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Lei que permite mudança de nome: "Há risco de fraude", alertam cartórios

Como ainda não há regulamentação, o receio dos cartórios é de que essa facilidade seja utilizada para fins ilegais, como fraudes e golpes


A lei que permite a mudança do nome diretamente no cartório não detalha o que precisa ser comprovado para a alteração. Como ainda não há regulamentação, o receio dos cartórios é de que essa facilidade seja utilizada para fins ilegais, como fraudes e golpes.

“Essa alteração é muito delicada, e a lei não trata os critérios. Então, fica sujeito aos problemas”, afirmou a oficial de Registro Civil Fabiana Aurich, diretora do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado (Sinoreg-ES).

Imagem ilustrativa da imagem Lei que permite mudança de nome: "Há risco de fraude", alertam cartórios
Carteiras de identidade: com facilidade de mudar nome no documento, receio dos cartórios é que alteração seja utilizada para fins ilegais, como fraudes e golpes |  Foto: Arquivo/AT

Por falta de regras mais específicas, Fabiana diz que é necessário uma regulamentação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou pelas corregedorias de Justiça.

“Cabe regulamentar qual será o procedimento, pois essa mudança na lei não está pedindo regras, e precisamos disso, por segurança jurídica. Na regulamentação, é preciso exigir critérios de segurança, como certidões negativas, para evitar que a pessoa troque de nome porque é um devedor, por exemplo. Precisamos que a pessoa prove que a troca é de boa fé”.

Fabiana ressalta que os cartórios não vão negar o pedido de alteração de imediato, mas vão cobrar apresentação de “provas”, como certidões, para deixar a mudança mais segura.  “Vamos ter que fazer padrões de segurança e negar a a mudança caso a pessoa não apresente documentos”.

Para o defensor público Vitor Ramalho, a possibilidade de fraude pode existir, mas a mudança traz mecanismos importantes de segurança para evitar o problema. “Somente o prenome (primeiro nome) pode ser alterado, e não o sobrenome. Além disso, o CPF não muda, e a alteração vai constar na certidão”

A advogada Geovanna Lourenzini diz que o CNJ ainda vai regulamentar quais serão as exigências dos cartórios. “Possivelmente, serão as mesmas do judiciário, como as certidões negativas dos cartórios estaduais e federais, civis e criminais e certidões negativas do cartório de protesto”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: