X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Insônia agrava depressão e ansiedade em adolescentes

Pesquisa diz que dificuldade para dormir afeta 65% da população. Problema é mais frequente a partir dos 14 anos


Imagem ilustrativa da imagem Insônia agrava depressão e ansiedade em adolescentes
Jéssica Polese, presidente da Associação Brasileira do Sono, regional Espírito Santo, diz que, dos atendimentos em seu consultório, 50% dos adolescentes maiores de 14 anos são diagnosticados com transtorno de ansiedade e depressão associados ao distúrbio do sono |  Foto: Pixels

Dormir bem é essencial para a saúde física e mental. Só que a qualidade do sono tem sido um desafio na rotina dos adolescentes. Pesquisas revelam que eles estão sofrendo mais com insônia, o que  tem levado ao agravamento de quadros como depressão e ansiedade. Problema é mais frequente a partir dos 14 anos.

As dificuldades para atingir uma noite de qualidade, segundo  pesquisa recente  da Associação Brasileira do Sono (ABS),  afetam 65% da população – informação corroborada por um estudo publicado recentemente na revista científica Sleep Epidemiology, que ressalta ainda a maior propensão dos jovens a um sono ruim.  

Fernando Louzada, especialista em sono e doutor em neurociências, observa que é uma faixa etária mais vulnerável à privação de sono e às adversidades no geral, porque é uma etapa de enorme plasticidade cerebral, de modificação das redes neuronais. 

“Não é só de modificação do pensamento, do comportamento, mas de estrutura física mesmo do cérebro”, declarou.  

Doutora em saúde mental, Anna Lucia Spear King pontua  que a depressão e a ansiedade são transtornos psíquicos causados por muitos fatores. A insônia pode ter correlação com o quadro clínico do adolescente e, ainda, agravar desequilíbrios emocionais dos transtornos.

“A insônia provoca consequências emocionais para os jovens e pode agravar alguns sintomas clínicos da ansiedade e da depressão, como o acúmulo de estresse, a irritabilidade frequente, além da dificuldade de concentração e de memorização”.

Jéssica Polese, presidente da Associação Brasileira do Sono, regional Espírito Santo, diz que, dos atendimentos em seu consultório, 50%  dos adolescentes maiores de 14 anos são diagnosticados com transtorno de ansiedade e depressão associados ao distúrbio do sono.

Já a neuropediatra Larissa Khroling alerta que o sono de qualidade é fundamental para o desenvolvimento do adolescente e, quando prejudicado como ocorreu na pandemia, pode torná-lo mais suscetível a desenvolver danos psicológicos.

“Na pandemia, muitos adolescentes começaram a adiar o horário de dormir e, com isso, tiveram menos horas de sono e mais interrupções durante o descanso noturno. Dormir durante o dia não recupera os benefícios do sono regulado à noite. Em muitas situações, essa insônia pode agravar a depressão e a ansiedade”.

RAIO-X

Dificuldade para dormir

> 65% da população têm dificuldade para atingir uma noite de sono de qualidade, sendo o público jovem o mais afetado.

Média de sono

> Levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABS)  de 2020 revela  que, em comparação com o ano anterior,  a média de horas de sono por noite caiu de 7,12 horas – o mínimo recomendado pela Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos – para 6,23 horas. 

Pandemia da covid-19

> Entre os jovens, que precisam de mais tempo por noite, um estudo conduzido no primeiro ano da pandemia pela Fiocruz mostrou esse impacto da covid-19.

> 36% dos adolescentes de 12 a 17 anos relataram uma piora na qualidade do sono com a chegada da pandemia.

:> Desses, 24%  desenvolveram problemas relacionados à hora de dormir.

> 12% admitiram que  já tinham dificuldade relatando uma piora.

> Um estudo publicado este ano  na revista científica Sleep Science, feito por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco com adolescentes de 13 a 18 anos, mostrou que um índice maior, de 58,2%,  relatava uma piora na qualidade do sono.

Riscos à saúde

> Um trabalho da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, publicado no American Journal of Human Biology, estimou que o risco para obesidade, por exemplo, aumenta em 80% a cada hora reduzida no sono de jovens entre 11 e 16 anos.

Fonte: Agência O Globo,  Associação Brasileira do Sono (ABS) e médicos entrevistados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: