Ideias de moradores para melhorar acesso à Terceira Ponte

| 25/09/2020, 16:00 16:00 h | Atualizado em 25/09/2020, 15:30

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-09/372x236/ideias-para-a-terceira-ponte-cc0217211cb34520f27f373007a00df5/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-09%2Fideias-para-a-terceira-ponte-cc0217211cb34520f27f373007a00df5.jpeg%3Fxid%3D143087&xid=143087 600w, Eduardo Nicolau (à esquerda) e Eduardo Borges defendem mudanças no trânsito no entorno da Terceira Ponte, para reduzir os transtornos dos moradores da região

Moradores da Enseada do Suá e da Praia de Santa Helena apresentaram um projeto para mudar o trânsito no acesso à Terceira Ponte. Os bairros são os mais afetados pelo congestionamento que se forma diariamente na saída e na entrada de Vitória.

As mudanças, segundo as associações de moradores, estão alinhadas com as obras de ampliação da ponte, já confirmadas pelo governo do Estado.

A principal mudança proposta é a inversão de sentido nas vias, aumentando a capacidade de veículos e retirando o tráfego mais pesado das áreas residenciais.

A grande alteração aconteceria na rua Clóvis Machado, que atualmente é o principal acesso à ponte para quem vem pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes. A ideia é que a rua tenha seu sentido invertido, passando a ser apenas saída do bairro Enseada do Suá.

Já a entrada para a ponte passaria a ser feita pela avenida João Batista Parra, que hoje tem sentido contrário do pedágio. O sentido seria invertido para que o motorista pudesse ir para a ponte. O acesso à avenida ficaria próximo ao Hortomercado, na avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

“São soluções que vão melhorar o acesso, além de melhorar a mobilidade de quem passa pela região, mas não necessariamente para pegar a ponte. Ao mesmo tempo, a alteração preserva o interior dos bairros”, afirmou o diretor da Associação de Moradores da Enseada do Suá, Eduardo Borges.

Outra mudança é na Rua Dukla de Aguiar, na Praia de Santa Helena. A rua, atualmente, tem dois sentidos, mas passaria a ter como sentido único o acesso ao pedágio.

Além disso, o objetivo é de que a entrada de carros seja liberada para o motorista que vem pela avenida Desembargador Santos Neves, o que hoje é permitido somente para ônibus.

O projeto foi apresentado oficialmente na reunião do grupo que faz o estudo de impacto de vizinhança de um residencial que será construído na Enseada do Suá. Participam do grupo, moradores e representantes da prefeitura.

Já o presidente da Associação de Moradores da Praia de Santa Helena, Eduardo Nicolau, espera que as futuras mudanças façam com que o bairro não seja somente uma prioridade para o acesso à ponte. “O trânsito local não pode servir somente para a ponte”, ressaltou.

Técnicos da prefeitura vão avaliar as propostas

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A Prefeitura de Vitória confirmou, em nota, que recebeu a proposta dos moradores e que as sugestões terão a viabilidade avaliada pelos técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura (Setran).

Já as alterações na Praça do Cauê ainda estão indefinidas. O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que as mudanças só serão feitas após a conclusão das obras de ampliação da Terceira Ponte, que tiveram a ordem de serviço assinada na quarta-feira (23).

A previsão é de que a ampliação da ponte fique pronta no primeiro semestre de 2023.

No Cauê, a ideia é que as faixas de acesso à ponte sejam construídas passando pelo meio da praça, ligando diretamente a Reta da Penha à Terceira Ponte. De acordo com o secretário, o objetivo é dar maior fluidez ao trânsito no local.

Para isso, a praça será ampliada dos dois lados e passará por uma reurbanização.

“É uma obra que não é possível ser feita ao mesmo tempo que as mudanças na Terceira Ponte. Então, ficará para depois. Vamos voltar a pensar na Praça do Cauê em um ano”, ressaltou o secretário durante o anúncio da ordem de serviço para a ponte.

O projeto de abertura da praça vem sendo discutido há quase 10 anos, mas ainda não há um consenso entre os moradores da região sobre as mudanças.


As principais mudanças


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Rua Clóvis Machado

  • Como é hoje: atualmente, a rua é o principal acesso à ponte para quem vem pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

  • Como ficaria: a rua teria seu sentido invertido, passando a ser apenas saída do bairro Enseada do Suá.

Avenida João Batista Parra

  • Como é hoje: a avenida tem sentido único, em direção à Praia do Suá (ao posto de pronto atendimento).

  • Como ficaria: a avenida teria seu sentido invertido, passando a ser o principal acesso da ponte para quem vem pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

  • Já quem vem no sentido avenida Marechal Mascarenhas de Moraes-Enseada do Suá, entraria no acesso à ponte por um cruzamento no Horto Mercado, ao invés da rua Clóvis Machado.

Dukla de Aguiar

  • Como é hoje: a rua tem trecho de dois sentidos.

  • Como ficaria: a via passaria a ter sentido único para acesso à ponte.

  • Seria permitido acessar a via vindo pela avenida Desembargador Santos Neves, o que hoje só é permitido para ônibus.

Fonte: Moradores ouvidos pela reportagem e pesquisa A Tribuna.

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