X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estado vai receber kit capaz de detectar coronavírus em até 6 horas


O Espírito Santo vai receber do Ministério da Saúde kits para realizar no próprio Estado os exames que detectam o coronavírus, o que vai agilizar os dignósticos. O resultado pode sair em até 6 horas. Com isso, o Estado não precisará mais enviar as amostras de pacientes suspeitos para o Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (28) pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, durante coletiva à imprensa para falar do novo vírus, que já tem um caso confirmado no Brasil, em São Paulo.

Segundo o secretário, o kit chega ao Espírito Santo na próxima semana. Atualmente, apenas São Paulo está realizando esse tipo de exame.

Também receberão o kit os estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe e Amazonas. Com isso, o Ministério espera ampliar a capacidade laboratorial, dando uma resposta mais rápida para validação de caso da doença.

Imagem ilustrativa da imagem Estado vai receber kit capaz de detectar coronavírus em até 6 horas
Rodrigo Ribeiro Rodrigues, coordenador do laboratório |  Foto: Leonardo Bicalho/ AT/ 29/03/2019

Na edição desta sexta-feira (28) do jornal A Tribuna, o coordenador-geral do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), Rodrigo Rodrigues, explicou que o Estado está preparado para lidar com o coronavírus e já havia o pedido para receber os kits.

"O Laboratório Central do Estado tem toda a tecnologia e tem dado resposta em tempo hábil. Só precisamos de um reagente específico para esse novo coronavírus, que hoje está restrito à Fiocruz e aos laboratórios de referência do Ministério da Saúde: o Instituto Adolfo Lutz e Evandro Chagas, do Pará. Já existe uma negociação para que esses reagentes estejam disponíveis para outros Lacens e o nosso pode ser um dos primeiros a receber. Assim, o resultado será liberado no mesmo dia", declarou ao jornal.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: