Égua recebe acupuntura e massagens para melhorar desempenho nas competições
Devassa, de 6 anos, tem vida de atleta de alto rendimento com alimentação regrada e recuperação de luxo
Escute essa reportagem

Devassa é uma égua Mangalarga Marchador de 6 anos que pertence ao Haras Aranda, localizado em Sagrada Família, na cidade de Alfredo Chaves, região Serrana do Estado. O animal já conquistou vários prêmios em competições da raça por todo o País.
Por causa da sua rotina para as provas, ela leva uma vida de luxo de uma verdadeira estrela.
Segundo Tales Tavares, de 20 anos, que auxilia o irmão Túlio Tavares nos treinos do animal, Devassa recebe massagens, acupuntura, crioterapia, hidroterapia e cinta térmica.
Além disso, a alimentação é à base de suplementos com extratos altamente nutritivos que atuam de forma biologicamente ativa, frutas, legumes e até mariola.
“Ela é uma esportista e por isso temos todos os cuidados possíveis com ela. Ela é um animal dócil que sabe marchar”, disse Tales.
Ainda segundo ele, a égua toma banho com cosméticos, usa repelente natural e uma manta quando vai dormir. “Ela tem o próprio xampu, condicionador, e passamos nela um repelente natural de citronela. E ela ama dormir com a manta dela”.
Médico veterinário especialista em equinos, Marcelo Ferreira explicou como são feitos os procedimentos nos cavalos atletas, os que participam de provas de marcha.
“Nesse animais realizamos a ozonioterapia para melhorar a circulação sanguínea deles, alguns procedimentos odontológicos para aperfeiçoar o desenvolvimento durante as provas, laserterapia para o tratamento de possíveis lesões, além de todo o acompanhamento esportivo dos animais que vierem a se lesionar”.
Para garantir que os cavalos tenham saúde, além de boa desenvoltura nos piquetes, o veterinário reforça que a nutrição deve ser balanceada. “Esse animais devem comer um capim volumoso de boa qualidade e uma suplementação, quando necessária, também de ração concentrada. Tudo isso reforçamos junto aos cuidadores”.
E a desenvoltura da égua Devassa poderá ser vista durante a 1ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, que acontece entre os dias 4 e 7 de outubro, no Clube do Cavalo de Alfredo Chaves.
O evento faz parte do calendário estadual dos criadores do cavalo Mangalarga Marchador, tem apoio da prefeitura do município e é realizado pelo Clube do Cavalo de Alfredo Chaves. Além das provas, a programação conta com shows e praça de alimentação. A entrada é franca.
“Será um evento para toda a família. Preparamos uma exposição da raça ao nível de outras do Brasil”, finalizou o presidente do Clube do Cavalo de Alfredo Chaves, Marcos Aranda.
Serviço
1ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador
- Quando: 4 a 7 de outubro
- Onde: Clube do Cavalo de Alfredo Chaves
- Entrada: franca
Programação
- Dia 4 de outubro: chegada dos cavalos
- De 5 a 7 de outubro: provas e julgamentos dos animais
Fonte: Prefeitura de Alfredo Chaves
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários