Disputa por cursos técnicos já é maior que por ensino superior

Ensino público e de qualidade e a possibilidade de expandir a atuação profissional explicam a alta procura

Jonathas Gomes, do jornal A Tribuna | 17/03/2024, 18:20 18:20 h | Atualizado em 17/03/2024, 18:19

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/170000/372x236/Disputa-por-cursos-tecnicos-ja-e-maior-que-por-ens0017209100202403171820/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F170000%2FDisputa-por-cursos-tecnicos-ja-e-maior-que-por-ens0017209100202403171820.png%3Fxid%3D757560&xid=757560 600w, Campus IF em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo

Matricular os filhos no ensino público, gratuito e de referência nacional é o sonho de milhares de famílias. Tanto que, no Estado, a disputa por alguns cursos técnicos integrados ao ensino médio já é maior do que a concorrência em faculdades.

No último processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o curso técnico em Informática para Internet, no Campus Serra, teve 24,11 candidatos por vaga.

A concorrência foi maior do que nos cursos superiores em Nutrição, Administração e Ciência da Computação no último processo seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A afinidade com a área de formação acadêmica pretendida, o ensino público e de qualidade e a possibilidade de expandir a atuação profissional explicam a alta procura pelos cursos técnicos do Ifes, explica a diretora de Ensino Técnico, Sanandreita Torezani.

Já no ensino médio, os alunos do Ifes têm a possibilidade de estudar, conseguir uma bolsa de pesquisa ou de extensão e até mesmo um estágio, destaca a diretora.

“O curso técnico amplia o conhecimento do mundo do trabalho. Neles, temos a formação em uma profissão. Isso abre muito caminho para o amadurecimento das emoções e do conhecimento científico. Os estudantes aprendem o que é ser adulto no mundo do trabalho desde cedo”.

Os cursos técnicos oferecem uma formação prática e direcionada, preparando os estudantes para atender a demandas de maneira rápida e eficaz, explica a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra.

“Muitos jovens e adultos buscam uma formação que proporcione uma inserção mais ágil no mercado de trabalho e possibilite uma ascensão profissional mais rápida”, observa.

Entre os cursos técnicos mais buscados na instituição estão Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática e Técnico em Estética.

Para conhecer um panorama dos cursos técnicos mais buscados, leia a tabela desta reportagem.

Conheça os Cursos

1 - Informática para Internet

Relação candidato x vaga: Informática para internet (Serra): 24,11

Com a ajuda de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas, o profissional da área pode criar interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos, e desenvolver e fazer a manutenção de sites e portais na internet e intranet. Há oportunidade de trabalho em empresas de desenvolvimento de sites e aplicativos, empresas públicas, centros de pesquisa, escolas e universidades, agências de publicidade e outros locais. O curso de Informática do Campus Cachoeiro do Itapemirim também está entre os mais concorridos.

2 - Meio Ambiente

Relação candidato x vaga: Meio Ambiente (Vitória): 20,36

O especialista trabalha com atividades relacionadas à gestão, à conservação e ao controle das condições ambientais. Há oportunidade de trabalho em empresas de licenciamento ambiental, cooperativas, associações, unidades de conservação ambiental, órgãos públicos e outros locais.

3 - Biotecnologia

Relação candidato x vaga: Biotecnologia (Vila Velha): 19,25

O profissional é responsável por atividades de apoio ligadas à manipulação de organismos vivos ou de seus derivados, com o objetivo de gerar produtos ou serviços de interesse socioeconômico e tecnológico. Há oportunidade de trabalho em indústrias, agroindústrias, instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento em biociências e produtos biotecnológicos, laboratórios de controle de qualidade de biomoléculas e outros locais.

4 - Edificações

Relação candidato x vaga: Edificações (Vitória): 12,81

O trabalhadoratua no acompanhamento de obras, elaboração de relatórios gerenciais, leitura de projetos, controle de cronograma, emissão e acompanhamento dos pedidos de compra. Há oportunidade de trabalho em construtoras, empresas de projetos, obras, escritórios, empresas de material de construção, órgãos públicos e também empresas privadas.

5 - Administração

Relação candidato x vaga: Administração (Cariacica): 12,63

O especialista executa funções de apoio administrativo, como protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos, controle de estoques, operação de sistemas de informação gerencial de pessoal e material, elaboração de orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros. Há oportunidade de trabalho em empresas públicas e privadas de diversos segmentos.

6 - Eletrotécnica

Relação candidato x vaga: Eletrotécnica (Vitória): 11,75

Realização de instalação e manutenções corretivas, preventivas e preditivas de equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia, identificando melhorias e problemas para aplicar soluções. Desenvolve, ainda, projetos de sistemas de aterramento e de proteção de descargas elétricas. Há oportunidade de trabalho em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, laboratórios de controle de qualidade e outros locais.

7 - Mecatrônica

Relação candidato x vaga: Mecatrônica (Serra): 11,22

O profissional participa no desenvolvimento de projetos de máquinas, dispositivos e equipamentos de automação e sistemas robotizados. Há oportunidade de trabalho em indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalmecânica e plástico, empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas e outros locais.

8 - Portos

Relação candidato x vaga:  Portos (Cariacica): 9,63

Gestão de portos organizados em suas demandas de carga e descarga de produtos a granel, carga geral e conteinerizados, compreendendo todo o processo, planos e documentações de acordo com a legislação nacional e internacional vigente. Há oportunidades de trabalho em agências marítimas, empresas de apoio portuário, empresas de comércio exterior e empresas de transporte aquaviário.

9 - Estradas

Relação candidato x vaga:  Estradas (Vitória): 8,25

O trabalhador executa estudos topográfico, hidrológico e geotécnico e supervisiona a construção, o gerenciamento, a manutenção e a conservação de vias rodoviárias e urbanas. Há oportunidades de trabalho em construtoras, empresas de consultoria e projetos em sistema viário, usinas de asfalto e outros locais.

10 - Química

Relação candidato x vaga: Química (Vila Velha): 8,20

O profissional desempenha atividades de seleção, utilização, preparo e manuseio de amostragens químicas, identifica equipamentos, instrumentos e sistemas, operando e monitorando processos químicos. Há oportunidades de trabalho em indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica, em laboratórios de ensino, de calibração, de análise e de controle de qualidade e ambiental, em entidades de certificação de produtos e também empresas de tratamento de água e efluentes.

Fonte: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Catho e Vagas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: