Dez balsas com fogos menos barulhentos na virada do ano em Vila Velha
Festa de Réveillon na cidade canela-verde terá duração de 15 minutos, com mais de 6 mil detonações em um espetáculo de luzes
Escute essa reportagem
Os municípios da Grande Vitória se preparam para garantir um Réveillon com muitas luzes e festejos, mas também com segurança e o mínimo de barulho possível. Em Vila Velha, serão utilizadas 10 balsas espalhadas entre a Praia da Costa, a Praia de Itapuã e a Praia de Itaparica para mais de 6 mil detonações durante 15 minutos de queimas de fogos menos barulhentos.
O objetivo é garantir que pessoas que se estressam com barulho e animais domésticos não sofram com a intolerância a ruídos gerada com a queima de fogos.
O secretário de Turismo de Vila Velha, Paulo Renato Fonseca Junior, afirma que a expectativa é receber mais de 500 mil pessoas no Réveillon e diz que será um espetáculo de luzes, não só em nível de beleza, mas também de segurança.
“Fizemos visita técnica com o Corpo de Bombeiros e com a equipe de Meio Ambiente avaliando se os locais e as balsas estão de acordo com o que pedem. Teremos desenhos de luzes, com vários formatos, como corações, estrelas, carinhas felizes, entre outros. Serão quase 6 km como se fosse um grande telão com os fogos”.
Os disparos vão começar à meia-noite e o sistema de controle é via satélite, conectado a um GPS. Os fogos devem atingir 250 metros de altura. As balsas estarão a 400 metros da faixa de areia das praias.
“Quem estiver em Vitória vai poder ver os fogos, assim como em alguns pontos da Serra e de Cariacica também vai dar para ver”, completa o secretário.
Além disso, em outros quatro pontos vão ter disparos em terra. São eles: na Praia da Baleia em Ponta da Fruta, em Nova Ponta da Fruta, na Praia dos Recifes e na Praia do Barrão, na Barra do Jucu.
Em Vitória, serão 10 embarcações espalhadas na Orla de Camburi e em Jardim Camburi, com 20 minutos de detonações, e em Santo Antônio e na Ilha das Caieiras, com apenas oito minutos. Assim como em Vila Velha, serão utilizados fogos menos barulhentos, que vão atingir até 300 metros de altura.
Na Serra, por sua vez, a queima vai acontecer em apenas em um ponto da cidade: no píer da Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe. Serão 15 minutos de festejos e os fogos poderão atingir até 200 metros de altura, com baixo impacto sonoro.
Comentários