Dez animais em situação de abandono e maus-tratos são resgatados em Vila Velha
Em situação extremamente precária, cães se alimentavam de outros animais mortos
Escute essa reportagem
Dez cães em condições de extrema desnutrição e abandono foram resgatados pela Guarda Municipal e equipes do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha, na tarde desta sexta-feira (9). A situação era tão crítica que eles estavam se alimentando de outros bichos mortos dentro de uma casa no bairro João Goulart.
O médico veterinário e diretor de Bem-Estar Animal constatou os maus-tratos em nível de gravidade máxima, fato que justificou a entrada na residência, tendo sido constatado que todos os animais estavam em condições deploráveis, caracterizando o crime de maus-tratos à animais.
Eles passarão por tratamento médico pela Prefeitura de Vila Velha, serão acompanhados, castrados, microchipados e disponibilizados para adoção.
As equipes foram acionadas após denúncia de uma moradora, advogada, que acompanhou todo o processo de resgate. Eles presenciaram os animais praticando o canibalismo, na tentativa de se alimentar, já que estavam sem alimentação e sem água.
Cinco animais adultos e cinco filhotes de cães estavam presos em estrutura amadora. Também foram encontrados pássaros silvestres. Ao que tudo indica o local era usado para reprodução dos animais; ou seja, um canil clandestino.
Os pássaros de fauna silvestre serão encaminhados para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), para realização de atendimento especializado. O responsável pelo imóvel não foi encontrado no momento.
Comentários