X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Conheça o Vale do Segredo, a nova rota de turismo no ES

Região que abrange área de Cachoeiro e Vargem Alta é conhecida por suas paisagens naturais e pela produção agrícola


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Conheça o Vale do Segredo, a nova rota de turismo no ES
Margarete das Graças e Ronis Pasti com os filhos Eriki e Karina: família trabalha com cafeicultura |  Foto: Clóvis Rangel

Pouco conhecida até mesmo pelos moradores de Cachoeiro de Itapemirim, a região de Vale do Segredo agora integra oficialmente o mapa turístico do Espírito Santo.

Com a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa, a região, que se estende pelas áreas rurais de Urtiga, Gruta e Alto Gruta, em Cachoeiro, e pela comunidade de Belém, em Vargem Alta, foi reconhecida como uma nova atração turística no Sul do Estado.

O projeto deve ser sancionado pelo governador Renato Casagrande ainda nesta semana. A Rota do Vale do Segredo abrange uma região conhecida por suas paisagens naturais e pela produção agrícola diversificada, com destaque para o cultivo de café, banana, hortaliças e a prática da piscicultura.

A agroindústria local se destaca na produção de mariola, doces caseiros, linguiças e queijos, todos fabricados por pequenos e médios agricultores das comunidades, oferecendo um potencial único para o agroturismo.

O produtor Ronis Pasti, de 49 anos, juntamente da esposa, Margarete das Graças, 57, e dos dois filhos, Karina Pasti, de 26, e Eriki Pasti, 20, trabalha com a cafeicultura há mais de 15 anos em Vargem Alta. Para ele, o novo roteiro turístico vai valorizar ainda mais a região.

“Isso acaba valorizando a nossa região, o que reflete na nossa produção”. O autor do projeto, deputado Wellington Callegari, destacou a relevância da iniciativa.

“Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta são cercadas por belezas e riquezas naturais. O Vale do Segredo é uma delas, e necessita de investimentos públicos para promover seu artesanato, gastronomia, agroturismo e ecoturismo. Isso irá fortalecer a economia local, gerando emprego e renda e valorizando o trabalho das famílias rurais”, afirmou.

Ele também ressaltou a importância da região Sul para a economia capixaba. “Não podemos esquecer que Cachoeiro e Vargem Alta são duas cidades que ajudam muito a movimentar a economia do Estado. Cachoeiro é protagonista na área de rochas e Vargem Alta na agricultura”, destaca.

“Na semana passada, aprovamos outro projeto que concedeu a Vargem Alta o título de Capital Capixaba da Culinária Suína, sendo o município responsável por 11% do comércio e criação de suínos do Espírito Santo”.

SAIBA MAIS

Rota Vale do Segredo

Se estende pelas áreas rurais de Urtiga, Gruta e Alto Gruta, em Cachoeiro, e pela comunidade de Belém, em Vargem Alta.

Abrange uma região conhecida por suas paisagens naturais e pela produção agrícola diversificada, com destaque para o cultivo de café, banana, hortaliças e a prática da piscicultura.

A agroindústria local se destaca na produção de mariola, doces caseiros, linguiças e queijos, todos fabricados por pequenos e médios agricultores das comunidades.

Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: