Conheça os quesitos e jurados do Carnaval de Vitória

O Grupo Especial, que desfila no sábado (9), terá 27 jurados que vieram do Rio de Janeiros para avaliar as agremiações em nove quesitos oficiais

Anny Freire | 01/04/2022, 18:05 18:05 h | Atualizado em 11/04/2022, 16:11

As agremiações do carnaval capixaba estão ansiosas para passar a faixa amarela e levar para o Sambão do Povo todos os preparativos que estão sendo feitos há mais de um ano. E de olhos bem atentos estarão os jurados oficiais, escolhidos pela Liga Independente das Escolas de Samba.

O Grupo Especial, que desfila no sábado (9), terá 27 jurados que vieram do Rio de Janeiros para avaliar as agremiações em nove quesitos oficiais: Enredo, Mestre-sala e Porta-bandeira, Comissão de Frente, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Bateria, Alegoria e Adereços e Fantasia.

Já o Grupo A, que desfila na sexta-feira (8), serão 18 jurados do Rio de Janeiro e nove do Espírito Santo responsáveis por avaliarem os desfiles. Já nos desfiles do Grupo B, o time de 18 jurados é 100% composto por capixabas.

Cada jurado tem a responsabilidade de avaliar e dar notas para cada escola de samba, que vão de 9 a 10, incluindo variações decimais, sendo que as notas inferiores a dez precisam ser justificadas por escrito e a menor nota de cada quesito é descartada na apuração.

JURADOS DO GRUPO ESPECIAL

  • Enredo: André Camargo (RJ), José Maurício (RJ) e Alexandre Gonçalves (RJ)
  • Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Amauri Lourenzo (RJ), Marcia Frey (RJ) e Arthur Rozas (RJ)
  • Comissão de Frente: Douglas Schnaider (RJ), Ruidglan Barros (RJ) e Anna Cunha (RJ)
  • Samba-Enredo: Marcos Vinicius Monteiro (RJ), Sérgio Lobato (RJ) e Sandro Carvalho (RJ)
  • Harmonia: Luiz Eduardo Fernandes (RJ), Gilmar Oliveira (RJ) e Luiz Carlos Escafura (RJ)
  • Evolução: Carlos Antônio Fraga (RJ), Giseli Borges (RJ) e Marcos Costa Guimarães (RJ)
  • Bateria: Edimar Silva (RJ), André Bonatte (RJ), Nelson Pestana (RJ)
  • Alegorias e Adereços: José Antonio Rodrigues (RJ), Angélica Lessa (RJ) e Carlos Carvalho (RJ)
  • Fantasia: Levi Cintra (RJ), Isabel Caldas (RJ) e Gustavo Luiz Silva (RJ)

JURADOS DO GRUPO A (sexta-feira, 08/04)

  • Enredo: André Camargo (RJ), José Maurício (RJ) e Saulo Ribeiro (ES)
  • Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Amauri Lourenzo (RJ), Marcia Frey (RJ) e Karen Calegari (ES)
  • Comissão de Frente: Douglas Schnaider (RJ), Ruidglan Barros (RJ) e Mariana Conti (ES)
  • Samba-Enredo: Marcos Vinicius Monteiro (RJ), Sérgio Lobato (RJ) e Marcos Ramos (ES)
  • Harmonia: Luiz Eduardo Fernandes (RJ), Gilmar Oliveira (RJ) e José Antonio Monteiro (ES)
  • Evolução: Carlos Antônio Fraga (RJ), Giseli Borges (RJ) e Ricardo Figueiredo (ES)
  • Bateria: Edimar Silva (RJ), André Bonatte (RJ), Léo de Paula (ES)
  • Alegorias e Adereços: José Antonio Rodrigues (RJ), Angélica Lessa (RJ) e Cristina Santos (ES)
  • Fantasia: Levi Cintra (RJ), Isabel Caldas (RJ) e Paula Nunes Costa (ES)

JURADOS DO GRUPO B (quinta-feira, 07/04)

  • Enredo: Saulo Ribeiro (ES) e Jean Almeida (ES)
  • Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Karen Calegari (ES) e Amanda Luzia (ES)
  • Comissão de Frente: Mariana Conti (ES) e Maicom Souza (ES)
  • Samba-Enredo: Marcos Ramos (ES) e Mónica Vermes (ES)
  • Harmonia: José Antonio Monteiro (ES) e Ekaterina Bessmertnova (ES)
  • Evolução: Ricardo Figueiredo (ES) e Juliana Lisboa (ES)
  • Bateria: Léo de Paula (ES) e Eric Carvalho (ES)
  • Alegorias e Adereços: Cristina Santos (ES) e Carlos Eduardo Borges (ES)
  • Fantasia: Paula Nunes (ES) e Isabela Frade (ES)

Quesitos que serão avaliados

Quatro dias após os desfiles começa a apuração para saber quem é a escola campeã do Carnaval de Vitória. E o que define o resultado do concurso é a avaliação dos jurados sobre os quesitos oficiais.

Eles são responsáveis por avaliarem cada agremiação com notas de 9 a 10, em nove quesitos: Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Bateria, Alegoria e Adereços e Fantasia.

O QUE SERÁ AVALIADO

1. Quesito Bateria

  • A inalterabilidade do ritmo, manutenção regular e a sustentação da cadência da Bateria em consonância com o samba-enredo; 
  • A versatilidade e a criatividade da Bateria;
  • A diferenciação da afinação entre os diferentes naipes de instrumentos de maneira adequada aos desenhos rítmicos propostos;
  • A perfeita combinação dos sons emitidos pelos vários instrumentos;

2. Quesito Samba-Enredo

  • A adequação da letra ao enredo;
  • A clareza e coesão da letra do samba, devendo o jurado punir a existência de frases e palavras desconexas ou sem sentido;
  • A riqueza poética, beleza e bom gosto da letra;
  • As características próprias do samba;
  • A riqueza melódica, sua beleza e o bom gosto de seus desenhos musicais;
  • A capacidade da harmonia musical, que facilite o canto e a dança dos componentes das escolas; 
  • A relação texto-música, isto é, a visão de se considerar a articulação entre a linguagem musical e a linguagem literária;

3. Quesito Harmonia

  • A perfeita igualdade do canto do Samba-Enredo pelos componentes da Escola em consonância com o “Puxador” (Cantor Intérprete do Samba) e a manutenção de sua tonalidade;
  • O jurado avaliará a regularidade do canto durante todo o tempo de desfile. Nesta análise, o jurado deverá observar a sonoridade da ala, e não de um ou poucos componentes que não estejam cantando;

4. Quesito Evolução

  • A fluência da apresentação, penalizando a ocorrência de correrias, retrocesso e/ou retorno de alas, destaques de chão e/ou alegorias, exceto os setores das escolas com livre movimentação (diretores de harmonia, bateria);
  • A empolgação dos componentes e sua entrega à dança em movimentos descontraídos de braços, pernas e quadris, observando o deslocamento de todos os componentes com a movimentação livre e espontânea no desfile;
  • A coesão do desfile, isto é, a manutenção de espaçamento entre alas e alegorias, ou seja, observar abertura de “buracos”;
  • Os posicionamentos dos destaques entre as alas e na organização dos desfiles das escolas.

5. Quesito Enredo

  • A formação de uma narrativa a partir do encadeamento de ideias na sequência dos elementos de desfile, para a defesa das ideias apresentadas pela escola; 
  • A concepção do enredo, julgando se os principais itens do enredo proposto estão claramente identificados em todos os elementos do desfile e se a ideia central da proposta e os aspectos de maior relevância de sua descrição foram explorados;
  • A capacidade de realização do enredo a partir da associação entre o tema ou conceito proposto e o que está sendo apresentado no desfile (fantasias, alegorias e outros elementos plásticos), bem como a expressão do tema proposto e sua leitura em elementos plásticos;
  • A criatividade (não confundir com ineditismo).

6. Quesito Alegorias e Adereços

A concepção e a adequação das alegorias ao enredo, as quais, com suas formas, devem cumprir a função de transmitir o conteúdo do enredo;

A capacidade de serem criativas, mas devendo, necessariamente, possuir significado dentro do enredo;

A impressão causada pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores; 

Os acabamentos e cuidados na confecção e decoração, no que se refere ao resultado visual, inclusive das partes traseiras; 

Os “destaques” e “figuras de composição”, com suas respectivas fantasias, como partes complementares das alegorias;

7. Quesito Fantasias

  • A concepção e a adequação das fantasias ao Enredo, as quais, com suas formas, devem cumprir a função de transmitir as diversas partes do conteúdo do Enredo;
  • A capacidade de serem criativas, analisando a impressão criada pelos materiais, cores e formas adotados, bem como a variedade de detalhes das fantasias. 
  • Os esmeros nos acabamentos e os cuidados na confecção, bem como a uniformidade de detalhes dentro das mesmas alas, grupos e/ou conjuntos;

8. Quesito Comissão de Frente

  • O cumprimento de sua função principal de saudar o público e apresentar a agremiação, tudo isso de forma gentil, graciosa, comunicativa e/ou carnavalesca durante o transcorrer de sua apresentação, 
  • A apresentação em frente ao módulo de julgamento, considerando a coreografia com início, meio e fim do desenho coreográfico;
  • A liberdade de evoluírem da maneira que desejarem, seja elas tradicionais, coreografadas ou adequadas ao enredo;
  • A coordenação, a sintonia e a criatividade de sua exibição;
  • O entrosamento entre os seus membros, em especial aqueles que representam o mesmo significado dentro da coreografia; 
  • O acabamento da fantasia e a sua adequação ao enredo; 
  • O acabamento, quando utilizado, de elementos cenográficos (tripés, quadripés e etc) e a sua adequação ao enredo; 
  • A concepção da comissão de frente e a sua capacidade de impactar positivamente o público, no momento da apresentação da Escola

9. Quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira

  • A indumentária do Casal, verificando sua adequação para a dança e a impressão causada pelas suas formas e acabamentos, observando possíveis desconfortos;
  • A exibição da dança do Casal, considerando que não sambam, e sim executam um bailado, no ritmo do samba, com passos e características próprias, com meneios e mensuras, giros, meias-voltas e torneados, observando-se a criatividade do Casal com respeito à manutenção das tradições.
  • O percurso no desfile, principalmente no momento em que estiver no campo de visão da cabine de julgadores, sendo obrigatória a apresentação em frente ao módulo de julgamento, apresentando sua coreografia com início, meio e fim do desenho coreográfico;
  • A harmonia do par, a graça, leveza e majestade. Devem apresentar uma sequência de movimentos coordenados, deixando evidenciada a integração do Casal;
  • A criatividade do casal, caso a agremiação opte por utilizar passos inovadores, o que não é uma exigência, devendo zelar pela manutenção das tradições.

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