Carnaval de Vitória: sete escolas do Grupo Especial desfilam neste sábado

Unidos de Jucutuquara abre a festa às 22h, seguida de Imperatriz do Forte, Novo Império, Boa Vista, MUG, Piedade e Andaraí

Jonathas Gomes, do jornal A Tribuna | 09/04/2022, 19:25 19:25 h | Atualizado em 11/04/2022, 16:10

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/372x236/inline_00114572_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00114572_00.jpg%3Fxid%3D318769&xid=318769 600w, As musas Hemily, Ingler e Elizangela afirmam que não vai faltar samba no pé e  enredo na ponta da língua
 

As escolas de samba do grupo especial se preparam para um espetáculo de levantar o Sambão do Povo neste sábado (09). Em busca do título de campeã do Carnaval de Vitória 2022, as sete agremiações prometem uma disputa de titãs e estão preparadas para entregar o melhor na avenida. 

Unidos de Jucutuquara abre a festa às 22h, seguida por Imperatriz do Forte, Novo Império, Independente de Boa Vista, Mocidade Unida da Glória (MUG), Unidos de Piedade e, por fim, Andaraí, que encerra o último dia de desfiles deste ano. A abertura dos portões será às 20h, informa a produção do evento. 

Após uma longa temporada de preparação, os foliões já estão prontos para arrasar na avenida. A musa da Piedade Elizangela Reis, 38, juntamente com as musas da Boa Vista Hemily Bastos, 25, e da Novo Império Ingler Fraga, 41, defendem que não vai faltar samba no pé, enredo na ponta da língua e vibração com o público no Sambão. 

Desfilando há 18 anos, Elizangela antecipa que estará à frente do abre alas da Piedade, representando as borboletas dos cafezais no enredo “Da riqueza do café, sua força e majestade”, com uma fantasia verde e laranja. O segredo para a performance de uma musa é a interação com o público, conta. 

“Eu me entrego e deixo tudo acontecer na avenida. Gosto de vibrar com o público, cantar, sorrir e minha interação é sempre assim. O samba é alegria, nos põe para cima e irei pular junto com o Sambão”. 

O presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, Edson Neto, comemora a realização dos desfiles, após as dificuldades impostas pela crise sanitária da pandemia. 

“Depois de dois anos, a emoção está à flor da pele. Será o melhor Carnaval de todos os tempos. Todos os dias de desfile estão surpreendendo e as escolas preparam verdadeiros espetáculos para o público”. 

A Independente de Boa Vista, do bairro Itaquari, em Cariacica, foi a grande campeã do grupo especial em 2020 e, este ano, leva o enredo “O pássaro de fogo traz a boa nova... É tempo de amar!”.

Já a Andaraí subiu para o seleto grupo especial do Carnaval Capixaba no último Carnaval e, este ano, encerra a festa no Sambão com o enredo “Mulembá”, em homenagem à história do bairro Santa Martha, em Vitória, berço da escola de samba.

SAIBA MAIS

Sete agremiações na avenida

Enredos

Jucutuquara: O samba-enredo “O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá”  comemora os 50 anos de história da agremiação. 

Imperatriz do Forte: “Em busca do dez”, samba-enredo da escola de Forte São João, em Vitória, resgata a história dos números e reforça o uso no dia a dia.  

Novo Império: Com o samba enreto “Santo Antônio, Olhai por nós”, homenageia o santo e seus ensinamentos.

Boa Vista: “O pássaro de fogo traz a boa nova... É tempo de amar!”, enredo da escola de Cariacica, remete a uma lenda indígena que explica, através do amor entre pessoas de tribos diferentes, o surgimento do Monte Mochuara e do Mestre Álvaro.  

MUG: O samba-enredo “O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia” traz de volta objetos que acompanham as pessoas e se tornam importantes amuletos: os bonecos.

Piedade: O samba-enredo “Da riqueza do café, sua força e majestade” conta a história do café, um dos principais  produtos de exportação brasileira durante décadas. 

Andaraí: Com “Mulembá”, a escola de samba resgata a história do bairro Santa Martha, em Vitória, berço da escola. 

Fonte: Liesge e escolas de samba.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: