X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Campanha quer vacinar 837 mil crianças e adolescentes no Estado


Muitos pais deixaram de vacinar seus filhos durante a pandemia, com medo da Covid-19. Para evitar que doenças já erradicadas voltem a circular no País, o Ministério da Saúde lançou a campanha Nacional de Multivacinação para a atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Somente no Estado, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, há 837.620 mil crianças e adolescentes que a secretaria espera atualizar a caderneta.

“A Multivacinação prevê a atualização da caderneta de vacinação com o objetivo de resgatar crianças e adolescentes não vacinados ou com o cartão de vacina incompletos. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente durante todo o período da campanha”, explicou.

Além da Multivacinação, também teve início a campanha a Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de 1 ano a menor de 5 anos, mesmo as já vacinadas anteriormente.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha quer vacinar 837 mil crianças e adolescentes no Estado
Enfermeira Juliana Santana: unidades de saúde prontas para vacinação |  Foto: Dayana Souza/AT

De acordo com a Sesa, meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%, com estimativa de imunizar cerca de 204.269 crianças no Estado.

“Além da proteção dessas crianças, temos a chamada imunidade de rebanho. Ou seja, essas crianças expelem o vírus no ambiente e as demais pessoas, que têm contato com elas, também reforçam a proteção, pois acabam tendo contato com o vírus vacinal”.

As campanhas vão até o dia 30 de outubro, sendo que no dia 17 haverá o dia D de Vacinação.

Em Vitória, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da capital, Tatiane Comério, desde setembro a prefeitura tem entrado em contato com os pais para lembrá-los de verificar o cartão vacinal. “Ao verificar que está em atraso, ligamos para os pais e falamos também da campanha que está acontecendo”.

Na Unidade de Saúde do Forte São João, em Vitória, a enfermeira Juliana Santana, 35 anos, diz que o local está preparando para receber as crianças e os adolescentes nas campanhas.


SAIBA MAIS


Campanha

  • Tiveram início em todo o Estado a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de idade, mesmo as já vacinadas anteriormente, e a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
  • Ambas as campanhas ocorrem até o dia 30 de outubro, sendo o próximo dia 17, o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.


Vitória

  • Todas as 28 unidades de saúde que possuem salas de imunização estarão ofertando as vacinas das 8 às 17 horas. Os pais ou responsáveis poderão marcar o horário da vacinação por meio do sistema de agendamento online ou buscar a unidade de saúde mais próximo da sua residência.

Vila Velha

  • No município, a vacinação acontece nas unidades de saúde, das 7h às 16h, exceto Prainha e Jardim Marilândia.

Serra

  • Há vacinação nas unidades básicas e regionais de saúde. De segunda a sexta-feira, as unidades regionais de saúde vacinarão das 7h30 às 16h30. Nas demais unidades básicas, será de acordo com o horário da sala de vacinação de cada uma.

Cariacica

  • A imunização acontece nas unidades de saúde de Bela Aurora, Cariacica-Sede, Itaquari, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé, Santa Bárbara, São Francisco e Vila Graúna, além do Pronto Atendimento de Bela Vista. As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Fonte: Sesa e prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: