Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Campanha quer vacinar 837 mil crianças e adolescentes no Estado

| 06/10/2020 14:53 h | Atualizado em 06/10/2020, 15:08

Muitos pais deixaram de vacinar seus filhos durante a pandemia, com medo da Covid-19. Para evitar que doenças já erradicadas voltem a circular no País, o Ministério da Saúde lançou a campanha Nacional de Multivacinação para a atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Somente no Estado, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, há 837.620 mil crianças e adolescentes que a secretaria espera atualizar a caderneta.

“A Multivacinação prevê a atualização da caderneta de vacinação com o objetivo de resgatar crianças e adolescentes não vacinados ou com o cartão de vacina incompletos. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente durante todo o período da campanha”, explicou.

Além da Multivacinação, também teve início a campanha a Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de 1 ano a menor de 5 anos, mesmo as já vacinadas anteriormente.

Enfermeira Juliana Santana: unidades de saúde prontas para vacinação
Enfermeira Juliana Santana: unidades de saúde prontas para vacinação |  Foto: Dayana Souza/AT
De acordo com a Sesa, meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%, com estimativa de imunizar cerca de 204.269 crianças no Estado.

“Além da proteção dessas crianças, temos a chamada imunidade de rebanho. Ou seja, essas crianças expelem o vírus no ambiente e as demais pessoas, que têm contato com elas, também reforçam a proteção, pois acabam tendo contato com o vírus vacinal”.

As campanhas vão até o dia 30 de outubro, sendo que no dia 17 haverá o dia D de Vacinação.

Em Vitória, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da capital, Tatiane Comério, desde setembro a prefeitura tem entrado em contato com os pais para lembrá-los de verificar o cartão vacinal. “Ao verificar que está em atraso, ligamos para os pais e falamos também da campanha que está acontecendo”.

Na Unidade de Saúde do Forte São João, em Vitória, a enfermeira Juliana Santana, 35 anos, diz que o local está preparando para receber as crianças e os adolescentes nas campanhas.


SAIBA MAIS


Campanha

  • Tiveram início em todo o Estado a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de idade, mesmo as já vacinadas anteriormente, e a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
  • Ambas as campanhas ocorrem até o dia 30 de outubro, sendo o próximo dia 17, o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.


Vitória

  • Todas as 28 unidades de saúde que possuem salas de imunização estarão ofertando as vacinas das 8 às 17 horas. Os pais ou responsáveis poderão marcar o horário da vacinação por meio do sistema de agendamento online ou buscar a unidade de saúde mais próximo da sua residência.

Vila Velha

  • No município, a vacinação acontece nas unidades de saúde, das 7h às 16h, exceto Prainha e Jardim Marilândia.

Serra

  • Há vacinação nas unidades básicas e regionais de saúde. De segunda a sexta-feira, as unidades regionais de saúde vacinarão das 7h30 às 16h30. Nas demais unidades básicas, será de acordo com o horário da sala de vacinação de cada uma.

Cariacica

  • A imunização acontece nas unidades de saúde de Bela Aurora, Cariacica-Sede, Itaquari, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé, Santa Bárbara, São Francisco e Vila Graúna, além do Pronto Atendimento de Bela Vista. As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Fonte: Sesa e prefeituras consultadas.
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS