X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Alerta para massa polar no Estado

De acordo com meteorologistas, as temperaturas no Estado devem ficar ainda mais baixas a partir de quarta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alerta para massa polar no Estado
Na região metropolitana, a temperatura mínima de 18 °C e máxima de 27 °C. |  Foto: Reprodução/Canva.

O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (16), vai trazer mais frio para o Estado. De acordo com meteorologistas, as temperaturas devem ficar ainda mais baixas das que os capixabas conviveram nos últimos dias. 

Além das temperaturas mais amenas, ventos também vão ajudar o clima a ficar mais frio. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a sensação de frio intenso se dá pelo aumento da intensidade dos ventos, procedentes dos quadrantes Sul/Sudeste, e que deixam um tempo mais ameno.

O feriado de Corpus Christi será de sol entre nuvens e previsão de chuva fraca, entre a madrugada e o início da manhã, por todo o trecho litorâneo, inclusive na Grande Vitória, mas não há previsão de chuva nas demais áreas do Estado. 

Na região metropolitana, a temperatura mínima de 18 °C e máxima de 27 °C.

Na região serrana, a previsão é de sol tímido entre nuvens, e a temperatura pode chegar a mínima de 14 °C. 

Além das temperaturas mais baixas, a Marinha também emitiu alerta sobre ventos fortes e mar mais agitado para os próximos dias. Em boletim, a instituição faz o alerta para “vento forte/muito forte”, que pode atingir o município de São Mateus principalmente. 

No entanto, já na sexta-feira, o Incaper prevê a dispersão das nuvens em todo o Estado e a temperatura já deve voltar a subir.

 “A sexta-feira será de tempo estável em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre poucas nuvens e não há previsão de chuva no Estado. As temperaturas aumentam em todas as regiões”, diz o instituto.

 Na Grande Vitória, o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) aponta que os ventos, que estarão mais fortes durante a quinta feira, já perdem força na sexta e são considerados fracos pelo instituto.

 Para a Grande Vitória, na sexta-feira (17) a previsão já passa a ser de poucas nuvens, e sol mais forte em todo o Estado. A temperatura também pode voltar a ficar mais alta. Segundo o Inmet, para a Grande Vitória a mínima é 17ºC e, a máxima pode chegar a 26ºC. Na região serrana, a mínima segue mais baixa com 11ºC, e a máxima de 26ºC.

Preparo de receitas e maratona de séries

Imagem ilustrativa da imagem Alerta para massa polar no Estado
A jovem de 23 anos vai passar o feriado em casa curtindo o frio. |  Foto: Douglas Schineider/AT.

A nutricionista Luana SantAna Palma, de 23 anos, diz preferir o clima mais frio e já se programou para aproveitar o feriado com a temperatura mais baixa. 

“É a oportunidade perfeita de relembrar aquelas receitinhas bem quentinhas e aconchegantes, que ficam quase impossíveis de serem preparadas no nosso calorzão de cada dia”, disse Luana. 

Além disso, Luana disse ainda que vai passar o feriado em casa, fazendo as receitas e maratonando as séries que já separou para assistir. 

“A programação é ficar em casa e aproveitar o friozinho no feriadão para descansar. Apesar de amar um friozinho, sinto que a preguiça aumenta e fica mais difícil manter a rotina de treinos”, ponderou ela.

Inverno será um dos mais frios

O inverno capixaba pode ser um dos mais frios dos últimos anos devido a alguns fatores apontados pelo portal Climatempo. 

Membro da equipe de previsão climática do Climatempo, Celso Oliveira disse que uma massa de ar polar, inicialmente na região Centro-Oeste do País, pode trazer mais frio também para o Sudeste. 

A massa de frio forte que está no radar dos meteorologistas da Climatempo  é a que   chega ao País na segunda quinzena de junho. 

 Considerando a intensidade, Celso Oliveira avalia que  a  passagem das massas de ar frio será frequente, mas nem todas serão tão abrangentes como a da segunda quinzena de junho. 

“Na intensidade, acho que sim. Mas não obrigatoriamente vai fazer frio o tempo todo.  O frio poderá ser pior no Sul e em  partes do Sudeste e Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso do Sul”, alerta Celso. 

Além disso, até o fim de julho, é possível que o Brasil experimente novamente uma onda de frio parecida com a que gelou o País no começo da segunda quinzena de maio.

O inverno terá frio frequente, com até três massas de ar polares gerando situações de onda de frio no País, e vai facilitar a passagem de outras massas de ar frio sobre o Brasil ao longo de todo o inverno este ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: