Agência do consulado italiano começa a funcionar em Vitória
Escute essa reportagem
Nesta segunda-feira (16), a Agência Consular Italiana começou a funcionar em Vitória. O escritório vai atender pedidos de passaporte e outros confecção de outros documentos.
Para ser atendido, é preciso fazer o agendamento pelo site ou telefone.
Segundo o coordenador do Movimento Associativo dos Italianos no Exterior (Maie) no Espírito Santo, Thiago Roldi, nesta segunda já foram feitos cinco passaportes e com o passar dos dias a tendência é que o atendimento seja ampliado e mais pessoas consigam solicitar seus documentos.
"A princípio dois atendentes estarão disponíveis em uma carga horária maior de oito horas por dia, durante os cinco dias da semana o que facilitará a agilidade na emissão dos documentos. Essa forma de serviço ajudará a diminuir a quantidade de passaportes que não foram feitos durante a pandemia, pois os consulados ficaram fechados e acumularam os serviços. Além disso, há muitos cidadãos aguardando mais de um ano para conseguir renovar o passaporte. Isso aconteceu também, porque o horário e os dias de funcionamento eram menores o que dificultava mais pessoas serem atendidas em menor tempo", explicou Roldi.
A Agenzia Consolare d'Italia in Vitória será instalada no Edifício Conilon em salas pertencentes ao atual cônsul honorário, Roger Gaggiato. Nos últimos meses elas passaram por um processo de reforma e readaptação dos espaços. Para atendimento na nova sede, dois novos servidores foram contratados pelo consulado do Rio de Janeiro.
No dia 7 de dezembro vai acontecer a inauguração oficial da Agência Consular de Vitória e contará com a presença do Embaixador do Brasil, do Cônsul do Rio de Janeiro, do Subsecretário de Relações Exteriores, Ricardo Melo e possivelmente também estará presente também, o Diretor Geral dos Italianos no Mundo, Luigi Vignali. A comitiva se reunirá com o governador Renato Casagrande e depois será a inauguração oficial.
Expectativa
De acordo com o representante da comunidade italiana no Estado, Cilmar Franceschetto, no Estado, o número de pessoas que possuem cidadania italiana ultrapassa 31 mil. Segundo ele, 70% dos capixabas são descendentes de italianos, ou seja, 2,8 milhões de pessoas.
"Não é só passaporte. A perspectiva é que haja outras possibilidades de diversificar as relações do Espírito Santo com a Itália. Se empresas italianas desejarem investir no Brasil, faremos todos os trâmites. Com a presença oficial em Vitória, tudo isso vai melhorar", ressaltou o vice-coordenador do Movimento Associativo dos Italianos no Exterior (Maie), Luís Molossi.
SAIBA MAIS:
> Horário de funcionamento:
- Segunda das 9 às 13 h
- Terça a sexta das 9 às 13h, e das 14 às 16h
Local: Edificio Conilon - R. Clóvis Machado, 128-176 - Enseada do Suá, Vitória - ES
> Agendamento pelo site: https://italiaes.com.br/para-agendamento/
Serviços:
- Agendamento feito pelo site ou telefone. Será mantida a ordem cronológica dos agendamentos feitos da atual lista;
- Passaporte (ainda será enviado para o Rio para impressão);
- Certificados, autenticações, emissão de vistos;
- Inscrição ou alteração do documento AIRE (anagrafe di italiani residenti all’estero).
Comentários