Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

62 cidades com risco de inundação e deslizamento por causa das chuvas

| 21/01/2020 10:54 h | Atualizado em 21/01/2020, 11:32

Depois de um final de semana que deixou um rastro de destruição e mortes, o Estado continua sob alerta de fortes chuvas: 62 cidades correm risco de sofrer inundações e deslizamentos e podem ser castigadas até amanhã.

Cenário de destruição após enxurrada em Iconha.
Cenário de destruição após enxurrada em Iconha. |  Foto: Alessandro de Paula

O alerta é válido para todas as regiões, inclusive para os municípios da Grande Vitória. As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros com base em dados fornecidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe).

As chuvas começaram na noite de sexta-feira, no Sul do Estado. Até o momento, seis pessoas morreram: três em Iconha e três em Alfredo Chaves. Segundo o tenente-coronel Carlos Wagner, porta-voz do Corpo de Bombeiros, outras cinco continuam desaparecidas nesses dois municípios.

Ele afirmou que, nessas regiões do Sul, deve chover entre 200 e 300 milímetros nos próximos dois dias (hoje e amanhã). “As áreas de risco já estão bastante afetadas e o solo, muito encharcado. Então, qualquer quantidade de chuva que vier a cair é muito preocupante”, destacou Carlos Wagner.

O tenente-coronel orientou que os moradores de áreas de risco fiquem alertas. “É importante prestar a atenção em sinais, como rachaduras nas paredes, nos pisos e solos de quintais que ocorreram após as chuvas de sexta-feira. Se a pessoa mora próximo a uma encosta que está desabando, deve abandonar o imóvel, ir para um local seguro e acionar a Defesa Civil”.

A chuva não deve dar trégua pelo menos até o fim de semana. Ela deve ser contínua, mas de baixa a moderada intensidade, de acordo com o meteorologista Hugo Ramos, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

É que existe a expectativa de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é uma grande faixa de nuvens que cobre desde o sul da região amazônica até a região Sudeste, na altura do Estado.

“Esse fenômeno pode causar chuvas contínuas, ou seja, um grande volume ocorrendo ao longo do dia diferente do que aconteceu no final de semana, em que ocorreu um grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo”.

Ele não descartou que situação semelhante à do final de semana volte a acontecer em outras regiões.

Alerta de chuvas no Estado

O Corpo de Bombeiros, com base no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), fez um alerta até amanhã em, pelo menos, 62 municípios do Estado.

Previsões mostram que o volume poderá ser mais intenso na região Sul do Estado (especialmente em Alfredo Chaves, Piúma, Anchieta e Rio Novo do Sul) e na Grande Vitória, além de Marechal Floriano e Vargem Alta, com previsão de chover de 200 a 300 milímetros até amanhã.

Nesses locais não se descartam enchentes, deslizamentos e, consequentemente, soterramentos.

1 Afonso Cláudio
2 Água Doce do Norte
3 Águia Branca
4 Alegre
5 Alfredo Chaves
6 Alto Rio Novo
7 Anchieta
8 Aracruz
9 Atílio Vivacqua
10 Baixo Guandu
11 Barra de São Francisco
12 Brejetuba
13 Cachoeiro de Itapemirim
14 Cariacica
15 Castelo
16 Colatina
17 Conceição do Castelo
18 Divino de São Lourenço
19 Domingos Martins
20 Dores do Rio Preto
21 Fundão
22 Governador Lindenberg
23 Guaçuí
24 Guarapari
25 Ibatiba
26 Ibiraçu
27 Ibitirama
28 Iconha
29 Irupi
30 Itaguaçu
31 Itapemirim
32 Itarana
33 Iúna
34 Jerônimo Monteiro
35 João Neiva
36 Laranja da Terra
37 Linhares
38 Mantenópolis
39 Marataízes
40 Marechal Floriano
41 Marilândia
42 Mimoso do Sul
43 Muniz Freire
44 Muqui
45 Pancas
46 Piúma
47 Presidente Kennedy
48 Rio Bananal
49 Rio Novo do Sul
50 Santa Leopoldina
51 Santa Maria de Jetibá
52 Santa Teresa
53 São Domingos do Norte
54 São Gabriel da Palha
55 São Roque do Canaã
56 Serra
57 Vargem Alta
58 Venda Nova do Imigrante
59 Viana
60 Vila Valério
61 Vila Velha
62 Vitória

Obs.: Na lista divulgada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) foi citado Aracê e Santa Cruz, mas essas duas localidades pertencem aos municípios de Domingos Martins e Aracruz, respectivamente, que já constam na listagem.
Leia também: Voluntários pedem doações para animais resgatados após enxurrada em Iconha Lixo e vegetação de Iconha chegam às praias de Piúma  
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS