X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C RECIFE
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Polícia
    • Economia
    • Política
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

22 mil no ES fazem cirurgias para mudanças no rosto

Número, referente a 2024, mostra total de pacientes que fizeram procedimentos no Estado para melhorar o contorno facial

foto autor
Francine Spinassé
23/07/2025 - 3:30

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 22 mil no ES fazem cirurgias para mudanças no rosto
Em busca de rejuvenescimento e contorno facial, cada vez mais pessoas recorrem a cirurgias na face, como lifting, blefaroplastia e neck lift. |  Foto: Imagem Ilustrativa/Canva

Na busca por melhorar o contorno facial, os sinais da idade ou por mudar algo que incomoda, mais pessoas têm recorrido a cirurgias no rosto. Em 2024, mais de 22 mil procedimentos na região da face foram realizados no Estado.

Segundo relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o número de cirurgias na região da cabeça cresceu 13% entre 2023 e 2024, passando de 805.507 para 910.879. Isso significa uma média de 22.700 procedimentos no Estado no ano passado.

Um dos destaques é a cirurgia de pálpebras, a mais realizada nessa área. A procura cresceu 8% em 2024. Já a cirurgia de pescoço – Necklift – teve alta de 30% no último ano, passando de 75 mil para 98 mil procedimentos no País.

“O rosto voltou a ganhar protagonismo. Isso pode estar ligado à maior exposição em redes sociais e a uma valorização crescente da estética facial”.

Ele citou procedimentos feitos por influenciadores, como a cantora Anitta, que passou por transformações significativas na face, como a elevação dos terços superior e médio da face, com realce das maçãs do rosto e do olhar.

Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Espírito Santo, Jose Armando Faria Junior diz que o aumento das cirurgias na face está atrelado ao envelhecimento natural da população.

“Tradicionalmente, esse tipo de cirurgia está ligado a pessoas com idade acima dos 50 anos. Como essa parcela da população tem crescido, automaticamente aumenta a busca por esse tipo de cirurgia”.

O cirurgião plástico Humberto Pinto também aponta o aumento da busca pelas cirurgias na região da face, em especial o chamado Deep Plane, associado a outras terapias de CO2 e Nano fat – que são micropartículas de gordura.

“Antes, as técnicas 'puxavam' a pele do paciente. Hoje, a gente consegue reposicionar a musculatura que caiu também, com um efeito mais natural e longevo”.

Atividades físicas, como corrida e crossfit, que fazem com que o paciente emagreça e fique com o aspecto “envelhecido”, têm influenciado o aumento na procura. “Além disso, muitas pessoas que usam canetas emagrecedoras também têm emagrecido e ficado com a face 'despencada”.

Opinião 

Imagem ilustrativa da imagem 22 mil no ES fazem cirurgias para mudanças no rosto

Lifting total

Melhora na flacidez da pele

Imagem ilustrativa da imagem 22 mil no ES fazem cirurgias para mudanças no rosto
Aurea Luisa Mapa, 52 anos, apostou no lifting com tecnologia para amenizar a flacidez após perder peso e se diz satisfeita com o resultado. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Com sinais da idade e flacidez na pele, devido à perda de peso, a enfermeira Aurea Luisa Mapa, 52 anos, optou, no final do ano passado, por fazer um lifting total com o auxílio de tecnologia – no caso dela, o morpheus.

O procedimento deixou a enfermeira satisfeita. “Melhorou muito aquele aspecto de flacidez. Quando eu mostro o 'antes' e o “depois' dá para ver como muda”.

Cirurgias na região da Face em 2024

Os Números

Procedimento País Espírito Santo

Cirurgia de pálpebra — 231.293 5.782

Lifting facial — 121.494 3.037

Enxerto de gordura facial — 112.398 2.810

Rinoplastia (nariz) — 102.653 2.566

Neck Lift (pescoço) — 98.754 2.469

Aumento dos lábios — 94.207 2.355

Lifting de sobrancelha / testa — 74.716 1.868

Cirurgia na orelha — 39.632 991

Contorno ósseo facial — 20.141 504

Bichectomia — 12.344 309

Criação de “covinhas” — 3.249 81

Total — 910.879 22.772

Cirurgias mais realizadas

Cirurgia de pálpebra

É uma cirurgia que remove o excesso de pele e gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores. O objetivo é melhorar a aparência dos olhos, tirar o aspecto de cansaço ou de envelhecimento.

Lifting facial

É uma cirurgia voltada para melhorar a flacidez da face e rugas profundas. O objetivo é rejuvenescer o rosto, redefinindo o contorno facial.

Técnicas mais modernas do lifting têm sido chamadas de Deep Plane, que consiste em não só “puxar” a pele, mas reposicionar as estruturas, como a musculatura, para um efeito mais natural e duradouro.

Enxerto de gordura facial

Nesse caso, o cirurgião retira gordura de uma parte do corpo e injeta em áreas do rosto que tiveram perda de volume.

O objetivo é dar mais volume a bochechas, lábios ou olheiras, e melhorar o contorno facial.

Uma técnica muito usada hoje é o chamado Nano Fat, em que a gordura do paciente é processada em partículas pequenas, ricas em células-tronco, para preencher e revitalizar a pele.

Rinoplastia

É a cirurgia para modificar o formato ou tamanho do nariz, seja por estética ou saúde.

Neck Lift (pescoço)

Cirurgia remove flacidez do pescoço e redefine o contorno da mandíbula. Objetivo é eliminar “papada” e “pescoço de peru”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Aurea Luisa Mapa, 52 anos, apostou no lifting com tecnologia para amenizar a flacidez após perder peso e se diz satisfeita com o resultado.

CIDADES

Vila Velha vai ter novos radares. Veja onde serão instalados

Aurea Luisa Mapa, 52 anos, apostou no lifting com tecnologia para amenizar a flacidez após perder peso e se diz satisfeita com o resultado.

CIDADES

ES Fashion destaca talentos capixabas e moda autoral em Vitória

Aurea Luisa Mapa, 52 anos, apostou no lifting com tecnologia para amenizar a flacidez após perder peso e se diz satisfeita com o resultado.

CIDADES

Municípios ampliam serviços e oferta de lazer para quem passou dos 60 anos

Aurea Luisa Mapa, 52 anos, apostou no lifting com tecnologia para amenizar a flacidez após perder peso e se diz satisfeita com o resultado.

CIDADES

Terceira idade: ranking aponta as cidades com mais centenários no ES

Ícone tags Tags beleza cirurgia plástica estética saúde tendências 2024
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM