X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

10 receitas mais saudáveis para quem quer perder peso sem sofrer

Com alimentos mais nutritivos nas receitas, é possível emagrecer sem deixar de comer gostosuras como pizza, bolos e pão de queijo


 

Imagem ilustrativa da imagem 10 receitas mais saudáveis para quem quer perder peso sem sofrer
O nutricionista Nathan Carvalho apontou as vantagens em substituir os alimentos tradicionais pelos nutritivos |  Foto: Leone Iglesias/AT

A ideia de que é preciso sacrificar o prazer para perder peso é cada vez mais combatida por nutricionistas. Com alimentos mais nutritivos nas receitas, é possível emagrecer sem deixar de comer pizza, bolos e pão de queijo.

Ingredientes como aveia, queijo Minas, gelatina zero, batata-doce e banana estão presentes em algumas dessas receitas, e acrescentam propriedades nutricionais às delícias, explicam os especialistas.

A nutricionista Gabriela Mariano da Silva conta  que é importante manter o déficit calórico para emagrecer. 

O preparo de receitas deliciosas com substituição dos ingredientes utilizados os torna mais saudáveis, ao ponto de alguns poderem ser consumidos todos os dias, afirma.

“Algumas dessas receitas são ótimos pré-treinos. A panqueca de banana, por exemplo, poderia ser incorporada diariamente em uma dieta. Com alimentos naturais e saudáveis no preparo, essas receitas ganham maior valor nutricional e dá para saboreá-las sem culpa”. 

Apesar de saudáveis, as receitas precisam ser consumidas com moderação, alerta a nutricionista Gabriela Rebello. 

“Precisamos de cuidado ao incorporar essas receitas sem um profissional. A receita é saudável, mas não podemos consumi-las sem medida. Elas são mais funcionais e nutritivas, feitas com alimentos minimamente processados, mas precisamos respeitar o valor calórico das preparações. Emagrecimento é matemática”.

Só a boa alimentação, no entanto, não é suficiente para perder peso. O nutricionista Nathan Carvalho explica que é preciso um estilo de vida saudável para emagrecer, mas sem deixar de saborear receitas deliciosas. 

“Essas receitas são melhores do ponto de vista nutricional e, sempre que possível, é válido substituir as tradicionais por elas. Para perder peso, contudo, é preciso ter bom sono, praticar atividade física, ter bons hábitos alimentares e estar com a saúde emocional em dia. Todo o conjunto ajuda no objetivo”. 

Segundo Carvalho, ficar sem comer as receitas preferidas pode, até mesmo, atrapalhar o emagrecimento. “É saudável  satisfazer um desejo durante uma TPM (Tensão Pré-Menstrual), por exemplo. Segurar a vontade pode provocar um desequilíbrio e, quando não der mais, vem a quantidade do alimento em excesso”.

 

Imagem ilustrativa da imagem 10 receitas mais saudáveis para quem quer perder peso sem sofrer
Nutricionista Gabriela Mariano |  Foto: Douglas Schineider/AT

DEZ RECEITAS SAUDÁVEIS

1 Pão de queijo fitness

Ingredientes: Tapioca (2 colheres de sopa),  aveia  (1 colher de sopa), requeijão (1 colher de sopa), queijo Minas (30g em cubos) e sal a gosto.

Modo de preparo: Homogenize todos os ingredientes em um copo e dispense o conteúdo na sanduicheira aquecida por 3 minutos.  Rende 1 porção.

2 Danoninho fit

Ingredientes:  Whey de morango (30g), gelatina zero, morango (1 caixinha),  gelo (1  copo cheio), adoçante (opcional).

Modo de preparo: Liquidifique a gelatina com um copo de água quente e um copo   cheio de  gelo. Dispense em uma travessa e resfrie por duas horas.  Rende 4 porções.

3 Panqueca de banana

Ingredientes: 1 ovo, 1 clara de ovo, 1 meia banana pequena e amassada (80g), 2 colheres de sopa farelo de aveia  (20 gramas), 2 gotinhas essência de baunilha, canela a gosto e 1 scoop whey protein sem sabor, sabor baunilha ou chocolate (opcional, caso queira um alimento mais proteico).

Modo de preparo: Cortar a banana e separar. Bater todos os outros ingredientes no liquidificador ou misturar em uma tigela. Colocar a banana cortada em uma frigideira antiaderente levemente untada e levar ao fogo. Em seguida, despejar a massa e deixar dourar os dois lados da panqueca antes de servir. Opcional: Você pode rechear a sua panqueca com frutas vermelhas, geleia sem açúcar, pasta de amendoim sem açúcar.

4 Cappuccino proteico

Ingredientes: Whey de baunilha ou chocolate (30g), leite desnatado (250ml), café solúvel (1  colher de café), gelo (1 copo cheio) e adoçante (opcional)

Modo de preparo: Pulse o liquidificador até triturar o gelo. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes.   Rende 1 porção.

5 Coxinha fit

Ingredientes da massa: 100g de batata-doce, mandioca ou banana-da-terra. Sal a gosto e farinha de linhaça. 

Ingredientes do recheio: 80g de frango, alho, cebola, salsinha e sal (temperos de sua preferência).

Modo de preparo: Temperar a farinha de linhaça com sal e açafrão (reserve). Cozinhar a batata com sal, esperar esfriar e amassar (reserve). Cozinhar o frango em panela de pressão com todos os temperos.  Retirar a água do cozimento, fechar a panela novamente e balançar até o frango ficar todo desfiado (reserve). Faça um bolinho com a batata amassada. Recheie com o frango desfiado. Deixe no formato de coxinha e depois passe a farinha da linhaça. Colocar na airfryer a 180ºC por 15 minutos ou até dourar.

6 Pizza Fit

Ingredientes da massa: 250g de batata-doce e 50g de farinha de aveia. 

Ingredientes do recheio: 1 concha de molho de tomate, 100g de muçarela light, 1 tomate, orégano e manjericão a gosto.

Outra opção para a massa: 1 concha de molho de tomate, 80g de muçarela light,100g de frango temperado e cozido, 1 tomate e orégano a gosto.

Modo de preparo: Cozinhar a batata com sal e esperar esfriar. Amassar a batata e ir adicionando a farinha de aveia e sal. Abrir a massa no formato de pizza (não esquecer de deixar as bordinhas mais altas). Levar a massa ao forno em 180ºC por 20 minutos. Retirar a massa, espalhar o molho de tomate,   colocar a muçarela (e frango, caso essa opção), e enfeitar com tomate, orégano e manjericão. Leve ao forno a 180ºC por 10 minutos.

7 Bolo de banana 

Ingredientes: 4 bananas maduras, 1 xícara de chá de aveia em flocos, 1 colher de sopa de fermento em pó (para bolos), 2 ovos, 1 colher de chia (opcional) e canela em pó  a gosto. 

Modo de preparo: Primeiro, liquidifique as bananas com os ovos até homogeneizar. Em seguida, adicione os demais ingredientes e bata até homogeneizar novamente.

8 Mousse de Cacau 

Ingredientes: 1 abacate médio maduro ou 2 avocados (abacates), 5 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar, 4 colheres (sopa) de açúcar demerara ou açúcar de coco, 2 colheres (sopa) de água ou leite de amêndoas, uma pitada de canela em pó e macadâmias picadas e frutas vermelhas para decorar. 

Modo de preparo: Coloque tudo no processador ou liquidificador, exceto a macadâmia. Bata até adquirir consistência de mousse. Distribua em potinhos ou taças e leve para a geladeira por, no mínimo, 16 horas. Distribua as macadâmias picadas e frutas vermelhas quando for servir.

9 Sorvete 

Ingredientes: 3 bananas maduras em rodelas congeladas, 80g de chocolate 70% cacau em barra, canela em pó  e mix de castanhas picadas. 

Modo de preparo: Descasque e corte as bananas em rodelas. Coloque em um saco plástico e leve ao congelador. Em seguida, em um processador ou mixer, coloque as bananas, a canela e o chocolate e bata até formar uma massa homogênea. Sirva em seguida com as castanhas picadas em cima. 

10 Bolo de caneca

Ingredientes: 1 ovo inteiro, 1 banana amassada, 2 colheres (sobremesa) de farinha de aveia, 30g de chocolate meio-amargo, 1 colher de sopa de pasta de amendoim, 1 pontinha de colher (café) de fermento em pó, 2 colheres de sopa de leite e 1 colher de sopa de óleo de coco. 

Modo de preparo: Na caneca, misture o ovo, a banana amassada, a farinha de aveia, o fermento em pó, a pasta de amendoim, o óleo de coco, o leite e o chocolate 70%. Coloque no micro-ondas por 3 minutos e pronto. 

Fonte: Especialistas consultados

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: