Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

China vê “politização” de relações comerciais

| 30/07/2020, 10:12 10:12 h | Atualizado em 30/07/2020, 10:14

Em meio ao que especialistas estão chamando de nova “guerra fria”, o porta-voz da embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui, alerta para uma “politização”, promovida pelos EUA, de temas comerciais entre chineses e brasileiros. “Estão querendo introduzir ideologia em qualquer projeto de cooperação entre China e Brasil”, disse à Coluna.

Como pano de fundo, está a participação da Huawei no leilão do 5G (os EUA tentam, a todo custo, evitá-la). Yuhui diz ainda que os americanos fazem, inclusive no Brasil, “ataques muito violentos” à China.

Stop! “Essa é uma tendência muito perigosa, pode prejudicar o bom andamento das relações entre a China e o Brasil”, afirmou o diplomata Qu Yuhui.

Taokey. O embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chappman, disse em entrevista ao jornal O Globo que a participação da Huawei no leilão do 5G pode trazer “consequências” ao País.

CLICK. Romário (Podemos-RJ) tem aproveitado as sessões remotas do Senado para manter a rotina de exercícios. No Rio, as academias reabriram no início do mês.

De boa… Yuhui chamou a declaração de “ameaça”. Segundo ele, a China não fará pressão, mas ressaltou que o leilão será um “importante parâmetro”.

…pero no mucho. “Para nós, é importante que uma empresa chinesa possa concorrer em qualquer mercado do mundo, em condições não discriminatórias, num ambiente aberto e transparente”, afirmou.

Teste de... O Planalto disparou convites para o evento hoje, na Bahia, com a participação de Jair Bolsonaro, de “acionamento do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes”.

...paternidade. Autoridades locais, contudo, lembram que o sistema já tem água desde 2018, quando foi inaugurado pelo presidente Michel Temer, e pelo governador Ruy Costa.

Mudança... A bancada do Amazonas na Câmara vai propor ao grupo que discute a reformulação do SUS a adaptação do sistema às comunidades da floresta.

...verde. Um eixo será garantir conexões de internet e energia solar para permitir atendimento remoto. O outro abordará a possibilidade de prescrição de plantas medicinais aliadas a medicamentos formais.

Para... A decisão de Dias Toffoli de suspender, em caráter liminar, as investigações na primeira instância que têm como alvo José Serra devem inviabilizar a denúncia do MP contra o senador, avaliam juristas. Independentemente da diferença de horários em favor da defesa do tucano.

...tudo. O entendimento é de que a decisão do STF proíbe a utilização de provas nas quais a denúncia, aceita ontem pela Justiça, está baseada. Ou seja, falta “justa causa” para a ação penal. Toffoli acatou os argumentos da advogada Flávia Rahal: violação à competência do STF por parte da Lava a Jato paulista.

Decisão. “O Supremo devolveu ao senador José Serra a segurança de que os princípios fundamentais do estado de direito permanecem inabaláveis, confirmando ainda que a lei deve ser obedecida por todos”, afirmou Flávia Rahal.

Bum! As explosivas declarações de Augusto Aras, em live do Prerrogativas, fortaleceram o sentimento entre procuradores de que a única solução possível para o conflito entre ele e a Lava a Jato estará no STF.

Pronto, falei!

"Quarentenas não podem ser seletivas. Ou se tira do jogo todo mundo que deve estar fora ou se perde credibilidade".

Roberto Livianu, procurador de Justiça de São Paulo, sobre projeto de lei de quarentena a juízes

SUGERIMOS PARA VOCÊ: