X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Cerca de 12 mil moradores de Viana já se inscreveram para vacinação no domingo


Imagem ilustrativa da imagem Cerca de 12 mil moradores de Viana já se inscreveram para vacinação no domingo
vacina AstraZeneca |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No próximo domingo (13), a cidade de Viana vai realizar a vacinação em massa dos moradores de 18 a 49 anos, como parte de um estudo para apurar a eficácia da meia dose da AstraZeneca. A participação é voluntária e quase 12 mil pessoas já se inscreveram para receber a imunização. 

Podem participar dessa vacinação em massa as pessoas nessa faixa etária que ainda não foram vacinados contra a Covid-19 e não estão em grupos prioritários da campanha. As inscrições foram abertas no domingo (6) no site vianavacinada.saude.es.gov.br

De acordo com a Prefeitura de Viana, até o final da manhã desta quarta-feira (9), o sistema de agendamento registrava 11.730 moradores confirmados na vacinação, após a realização do cadastro e marcar a vacina. Os moradores serão vacinados no mesmo local onde vota nas eleições.

Na segunda-feira (7), a quantidade de pessoas agendadas chegava a quase 9 mil. A expectativa é que cerca de 30 mil dos 35 mil moradores aptos sejam vacinados com a primeira dose no domingo. 

Em coletiva de imprensa, na segunda-feira, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre a expectativa de uma boa adesão por parte da população local para que possam ser sentidos efeitos dessa cobertura vacinal já nos próximos meses. 

"A nossa expectativa é que no final do mês de julho nós já possamos perceber efeitos da vacinação da comunidade vianense. Nós entendemos que após 28 dias de aplicada a primeira dose da AstraZeneca já existe um efeito protetor da vacina e isso já foi confirmado também nos estudos anteriores que utilizaram a meia dose capaz de gerar imunidade na população", afirmou ele. 

Quem participa do estudo tem as doses da vacina garantidas. A primeira será aplicado no domingo (13) e a segunda está prevista para 5 de setembro. Caso o estudo aponte eficácia insuficiente da meia dose, todos os participantes receberão uma dose extra do imunizante para completar a proteção contra o vírus. 

O estudo tem parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e será coordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pela Fiocruz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: