X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Candidato testa positivo para Covid horas antes da prova e perde o Enem


Imagem ilustrativa da imagem Candidato testa positivo para Covid horas antes da prova e perde o Enem
Josimar Langa mostra teste que aponta que ele já teve contato com vírus |  Foto: Leone Iglesias / AT

Com o teste positivo para Covid-19 em mãos, o operador de manutenção Josimar Luiz, 33, não pôde fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (17).

Segundo o operador, os sintomas, dor de cabeça, coriza e dor no corpo, tiveram início na quarta-feira da semana passada. “Na quinta-feira fiz um teste rápido (Igm e IgC) e o resultado deu negativo. Mas continuei com sintomas. A médica me recomendou que eu fizesse novamente o teste. Hoje (ontem) fiz o teste antes da prova e agora deu positivo”, conta.

Josimar relatou que, como a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) era que pessoas acometidas pela Covid-19 deveriam comunicar o fato até um dia antes do exame, foi até o local de prova para tentar saber se teria como justificar a ausência.

“Fui orientado a ligar para o 0800 para saber se poderei fazer a prova outro dia. Era a primeira vez que faria o exame”.

De acordo com especialistas, quando o resultado é positivo para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada. Resultado positivo para IgG significa que a pessoa já entrou em contato com o vírus no passado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), participantes que tiveram sintomas ou diagnóstico de Covid-19 na véspera ou no primeiro dia de prova poderão apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição.

A Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) receberá os pedidos de reaplicação entre 25 e 29 de janeiro. Os inscritos que tiverem a solicitação aprovada farão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Para a análise da reaplicação, a pessoa deverá inserir documento legível que comprove a doença. Deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico, assinatura e identificação do profissional, com seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

O Inep recebeu os primeiros pedidos e comprovantes da doença entre 11 e 16 de janeiro.

Em entrevista coletiva na noite deste domingo (18), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, responsável pelo Enem, informou que houve 10.171 solicitações para não fazer a prova em razão da apresentação de sintomas de Covid-19, dos quais, foram deferidos 8.180.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: