X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Caminhões de lixo são apedrejados e têm pneus furados em Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Caminhões de lixo são apedrejados e têm pneus furados em Vitória
Caminhão teve o para-brisas quebrado na noite de terça |  Foto: Compartilhado via WhatsApp

Caminhões utilizados no serviço de coleta pública de lixo foram alvos de vandalismo, na noite desta terça-feira (24), no Centro de Vitória. Um dos veículos, que passava em frente à Praça Costa Pereira, no Centro, teve o vidro do para-brisas quebrado por uma pedra e os pneus furados.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Limpeza Pública do Espírito Santo (SELURES), homens encapuzados teriam praticado este ato violento. O sindicato ainda acusou o Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (o Sindirodoviários) de ser o responsável pelo caso, fato negado pela entidade.

Segundo o Selures, os veículos deixaram as garagens por força de decisão judicial, que determinou que parte da frota circulasse normalmente. Os profissionais, que atuavam nestes veículos, teriam se desligado do movimento grevista. 

Desde a última segunda-feira (23), as cidades do Estado estão sem coleta pública de lixo por conta da paralisação dos profissionais da categoria. 

Imagem ilustrativa da imagem Caminhões de lixo são apedrejados e têm pneus furados em Vitória
Pneu do caminhão foi furado |  Foto: Compartilhado via WhatsApp

"A paralisação deixou de ser uma ato constitucional, com reivindicações de direitos trabalhistas, para se tornar atos de vandalismos restrito aos sindicalistas e não mais a coletividade da categoria, que em momento nenhum tem se oposto à cumprir a decisão judicial", afirmou o Selures.

O Sindirodoviários, por sua vez, negou que tivesse qualquer relação com o ato de violência, repudiou a ação e cobrou investigação sobre o caso. A entidade defendeu ainda o movimento.

"Vale destacar que o serviço de limpeza urbana é um dever dos municípios e este serviço custa muito caro aos munícipes. As empresas que realizam a limpeza urbana são concessionárias do serviço público e recebem vultuosas quantias dos municípios para desenvolverem suas atividades. (...) Nosso movimento é pacífico e busca melhores condições de trabalho para os rodoviários, pura e simplesmente isso", afirmou o Sindirodoviários.

Imagem ilustrativa da imagem Caminhões de lixo são apedrejados e têm pneus furados em Vitória
Lixo acumulado em rua no bairro Jabour |  Foto: Reprodução / Youtube
Situação crítica nas ruas

Enquanto a situação não se normaliza, quem sofre é a população do Estado. Na Grande Vitória, várias ruas estão tomadas por sacolas de lixo na calçada ou lixeiras, à espera da coleta. A população foi pega de surpresa com o movimento de greve, ainda nas primeiras horas de segunda-feira.

Para agravar a situação, a chuva - que atingiu a Grande Vitória na segunda e terça-feira (23 e 24) - fez com que parte deste lixo ficasse molhado ou espalhado nas vias.

No bairro Jabour, em Vitória, o lixo de várias casas estão acumulados em uma esquina, em frente a um estabelecimento comercial. "Ninguém vai querer ir no bar com este lixo ali", contou um morador da região.

Coleta de lixo nas cidades

Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que "todos os bairros estão sendo atendidos com equipamentos do próprio município para garantir a manutenção dos serviços na cidade. Nesta quarta-feira (25) oito caminhões que realizam a coleta de lixo estão sendo escoltados por viaturas da Guarda Municipal de Vitória a fim de garantir a coleta e a segurança dos colaboradores".

Sobre o caminhão que foi ato de vandalismo, a Prefeitura informou que a violência "atrasou a saída e o cumprimento do horário da coleta em alguns bairros" . "O órgão informa, ainda, que já registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e também já notificou a empresa que presta serviços de recolhimento de lixo para o município cobrando providências urgentes e medidas administrativas e judiciais necessárias para garantir o retorno das atividades imediatamente", diz a nota.

Já a prefeitura de Vila Velha informou que "os serviços foram retomados, mesmo que parcialmente, em todas as Regiões, nesta quarta-feira (25). A previsão é de que os serviços sejam normalizados nos próximos dias".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: