Passeio com direito a plantar palmito e tomar cerveja de mel
Confira algumas opções de turismo para levar a família
Escute essa reportagem
Janeiro de 2000, data em que um sonho começou a se tornar realidade para o casal de empreendedores Maurício Magnago e Cássia Magnago. As portas do Sítio dos Palmitos, em Pedra Azul, Domingos Martins, foram abertas para o agroturismo, exemplo de negócio compartilhado por centenas de empreendedores no Estado.
O sítio conta com hospedagem e o turismo de experiência, onde o visitante tem a oportunidade de entender como funciona o dia a dia, além de ser presenteado com aula sobre as palmáceas (palmeiras).
Veja mais notícias dos Caçadores de Destinos aqui
“O turismo de experiência começa através do agendamento no Instagram @sitiodospalmitos ou da Plataforma Espírito em Rede. A nossa experiência leva em torno de uma hora e meia a duas horas e trinta minutos”, explica Maurício.
Inicialmente, vem a apresentação das sementes de palmáceas. “Em seguida, fazemos as mudas em saquinhos, preparamos o local e o plantio, visitamos o palmital com variedades de palmitos, cortamos alguns, descascamos e provamos ainda dentro do plantio”.
Na sequência, eles mostram a possibilidade de fazer 23 cortes de palmito. Por fim, degustação com entrada, prato principal, sobremesa com palmito e visita à lojinha.
Liderado pelo agrônomo e apicultor holandês Arno Wieringa e sua esposa Neuza Vicente, o Apiário Florin, em Pedra Azul, Domingos Martins, permite ao turista vivenciar experiências inesquecíveis como degustar microlotes de mel raro, café orgânico, favo de mel e a famosa cerveja de mel, fruto de uma parceria com a Cervejaria Azzurra.
“A nossa visão é agricultura familiar com gestão profissional e inovação constante: criamos a inédita linha de mel gourmet para alta gastronomia, conquistamos o Selo Arte e, em 2022, tivemos a honra de ser a primeira empresa do Estado a receber nacionalmente o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, chancelado pela Organização Mundial do Turismo, comemora Arno.
A visitação ao apiário é gratuita e acontece de 5ª a 2ª feira, das 9 às 17 horas, sem agendamento. Já para quem deseja conhecer um pouco mais do premiado Florin Experience, há opções para a criançada, grupos escolares e, também, para adultos e operadoras de turismo. Agendamento pelo (27) 99768-3521 (WhatsApp). Mais informações no Instagram @apiarioflorin.
para levar a família
EXPERIÊNCIAS EM FAZENDA E CAFEZAL
Em uma casa colonial de madeira na fazenda em Venda Nova do Imigrante, a família Carnielli recebe visitas diariamente. Lá, o turista mergulha em uma verdadeira experiência de colheita, torra, além de moer e preparar um café especial com métodos diferentes.
A visitação, como explica a gerente de vendas Erica Carnielli, é finalizada na lojinha com uma deliciosa degustação de produtos feitos na fazenda como queijos, cafés e embutidos. Informações: (28) 98804-6973.
LAVANDÁRIO, CAFÉ E ARTE
Um projeto idealizado por três sonhadores (engenheiro agrônomo, artista plástica e publicitária) apaixonados por cafés especiais, arte e lavandas. Assim nasceu o Khas Café, que oferece ao turista experiência criativa e individual juntando esses três componentes, de acordo com a sócia-proprietária, Roberta Aguilar.
Conhecer o lavandário, que fica em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante, faz parte de uma experiência única, permitindo ao turista participar da colheita, escalda-pés e ainda aprender a produzir óleos essenciais, entre tantas outras opções. Reservas no Instagram @Khascafe.
TABOA QUE VIRA ARTE
Colonizado por índios, Mãe-Bá, em Anchieta, conta com a Associação dos Artesãos, que oferece cursos para profissionais e quem deseja transformar a matéria-prima em arte. Os trabalhos são feitos com fibra da taboa (planta aquática).
No dia 3 de junho, acontece a 1ª Expedição Ecológica (turismo com coleta da taboa), em uma viagem a bordo de canoas, barcos e chalana. Valor: R$ 40 (por pessoa). Informações: (28) 99910-4208.
DEGUSTAÇÃO NAS MONTANHAS
Na Estrada do Vai e Vem, zona rural de São José do Alto Viçosa, no município de Venda Nova do Imigrante, o turista pode visitar o Espaço Via Olivari, onde é possível degustar os mais variados pratos e tomar a cerveja Altezza, a primeira das montanhas capixabas, como conta Juliano Vieira, gestor do local.
O atendimento ao turista é realizado de quarta a domingo e feriados das 10h30 às 17 horas. Reservas podem ser feitas pelo telefone (28) 99989-3311.
Quem quiser curtir um pouco mais do espaço, tem a opção de hospedagem e ainda realizar uma visita à fábrica.
Depoimento
“Momentos marcantes”
“Muito mais do que vender o produto ou prestar um serviço, o turismo de experiência trabalha com os sentidos e sentimentos, proporcionando momentos marcantes aos visitantes.
Desde 2021, o Sebrae-ES atua na estruturação de empreendimentos para ofertarem experiências turísticas. É uma ótima opção para turistas e capixabas conhecerem mais sobre os atrativos do Estado. Empreendedores interessados no atendimento podem solicitar informações no Sebrae mais próximo ou pelo site www.es.sebrae.com.br.”
Leandro Tononi, analista do Sebrae-ES
Próximo destino
Aventura e biodiversidade estarão no próximo Caçadores de Destinos, que será divulgado em A Tribuna. Confira as belezas do Santuário de Anchieta e do entorno exibidos pela TV Tribuna/SBT.
Assista abaixo
Comentários