Ventos fortes no Rio e São Paulo deixam mortos e afetam metrô e aeroporto
Rajadas afetaram a operação de aeroportos e levaram a um estágio de alerta
A forte ventania que atingiu o Sudeste nesta quarta-feira (29) provocou mortes e uma série de transtornos em São Paulo e no Rio de Janeiro. No estado paulista, três pessoas morreram. Já na capital fluminense, rajadas de até 92 km/h causaram queda de energia, interromperam a circulação do metrô, afetaram a operação de aeroportos e levaram a cidade a entrar em estágio de alerta.
No Rio, a maior rajada foi registrada na Base Aérea de Santa Cruz. O Sistema Alerta Rio informou que o temporal provocou quedas de árvores, destelhamentos e apagões. A falta de energia atingiu as zonas Sul, Centro e Oeste da capital. Segundo a Light, o problema foi causado por uma falha externa ao sistema de distribuição e o fornecimento foi restabelecido posteriormente.
O Centro de Operações Rio colocou a cidade em Estágio 2 e alertou para a possibilidade de agravamento das condições nas próximas horas. A prefeitura orientou a população a evitar áreas abertas.
A queda de energia também interrompeu a circulação do metrô. O MetrôRio informou que toda a operação foi afetada, e vídeos publicados nas redes sociais mostraram passageiros presos dentro de vagões sem iluminação. No Aeroporto Internacional do Galeão, quatro voos precisaram ser desviados por causa das condições meteorológicas.
O MetrôRio informa que, por conta de falha no fornecimento de energia elétrica, a circulação de trens está interrompida em todo o sistema metroviário na tarde desta quarta-feira (29/07).
O Corpo de Bombeiros informou que permanece em alerta, com equipes mobilizadas, viaturas operacionais, ambulâncias e embarcações. A corporação foi acionada, até o momento, para 30 ocorrências de cortes de árvores, 26 salvamentos de pessoas, 4 desabamentos relacionados ao fenômeno.
Em São Paulo, a Defesa Civil confirmou três mortes: uma em Santos, no litoral, e outra em Cesário Lange, no interior, onde a árvore caiu sobre um veículo. Em Laranjal Paulista, uma mulher ficou ferida após ser atingida por outra árvore e foi socorrida pelos bombeiros. Uma terceira morte ocorreu na travessia entre Ilhabela e São Sebastião. Um homem, de idade não divulgada, morreu afogado após naufrágio de uma embarcação. Outras quatro pessoas estavam no barco.
A Defesa Civil também informou que uma embarcação de turismo naufragou no Canal de São Sebastião. Equipes de resgate foram mobilizadas, mas, até o momento, não havia informações sobre vítimas.
Em Peruíbe, moradores relataram destelhamentos e diversas árvores caídas. A técnica em estética Cássia Luiza Parmegiani, de 63 anos, contou que a ventania durou cerca de uma hora e meia e causou danos em diferentes pontos da cidade.
As rajadas mais intensas registradas em São Paulo passaram de 120 km/h. Segundo a Defesa Civil, os maiores índices foram de 124,9 km/h em Itaporanga e Itaí, além de 117 km/h em Taquarituba e 111 km/h em Itanhaém.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários