X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Prefeitura de São Paulo libera consulta dos valores do IPTU 2025

Moradores já podem fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela do imposto


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de São Paulo libera consulta dos valores do IPTU 2025
Vencimento da primeira parcela ou cota única dos contribuintes com imposto a pagar ocorre em fevereiro |  Foto: © Divulgação/Canva

A Prefeitura de São Paulo liberou nesta quarta-feira (15) a consulta dos valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2025. A consulta deve ser feita exclusivamente nos canais oficiais da prefeitura, buscando a opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU.

Os moradores já podem fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela do imposto.

O envio das notificações impressas do IPTU 2025 começa nesta sexta-feira (17). Dependendo da data de vencimento, as notificações continuarão a ser enviadas até o dia 20 de fevereiro.

O vencimento da primeira parcela ou cota única dos contribuintes com imposto a pagar ocorre em fevereiro, exceto para aqueles que optaram para o envio para administradoras, cujo vencimento será no dia 20 de março. A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir do dia 25 de fevereiro.

Assim como nos anos anteriores, em 2025 não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os moradores que não efetuarem o pagamento à vista. Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes.

Quem optar pelo pagamento do IPTU à vista terá um desconto de 3% no tributo.

Pix

Neste ano, além das formas tradicionais, os moradores de São Paulo novamente poderão usar o sistema Pix para pagar o imposto. Para emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br.

Como beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18), e a instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo disponibilizou no site IPTU 2025 o tutorial "Explicando o IPTU" em que os contribuintes digitam o número de SQL (cadastro do imóvel) e têm acesso a todas as informações relacionadas ao imposto.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: