X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Brasil

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Moradores voltam para Guaíba, encontram casa destruída e buscam móveis no lixo

Parte da população do município foi para a capital gaúcha para fugir das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul

foto autor
Leonardo Catto, da Agência Folhapress
17/05/2024 - 9:04

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Moradores voltam para Guaíba, encontram casa destruída e buscam móveis no lixo
Limpeza de ruas na cidade de Guaíba |  Foto: Reprodução Facebook / Prefeitura de Guaíba

Moradores da cidade de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, conseguiram retornar para suas casas nesta quinta-feira (16), e encontraram um cenário de lama e destruição.

Parte da população do município foi para a capital gaúcha para fugir das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Como o transporte entre as duas foi interrompido devido às inundações, essas pessoas não conseguiam voltar.

Nesta quinta, a ligação por ônibus voltou a funcionar, o que permitiu o retorno. Quem usou o veículo precisou descer na última parada do itinerário, no bairro Balneário Alegria, em um ponto onde antes existia uma faixa de areia e quadras de vôlei —todas ainda cobertas por água e lama.

A avenida João Pessoa, uma das principais vias do centro de Guaíba, ainda está inundada. Em alguns pontos, a água já começou a baixar e é possível ver o lixo acumulado nessas partes. Em outra área, uma escola virou uma cratera e uma ponte se partiu e desapareceu.

O técnico em telefonia Jairo da Silva Broza, 50, voltou para casa no município na manhã desta quinta com a mulher, Lucia Andreia Paim Rodrigues, 53.

Os dois estavam há um dia alimentando-se apenas de bolachas. Duas vizinhas informaram que passaram o endereço do casal para um grupo que distribui marmitas na cidade. O casal limpa —ou tenta limpar— o que restou da casa.

O fogão novo agora está cheio de lama. Um móvel travou a porta do quarto onde costumavam dormir. Pela janela, eles mostravam o estado do cômodo. "Quando tive que sair daqui, a geladeira já estava boiando", conta Lucia, sobre o resgate.

Jairo trabalha em uma empresa de telefonia e estava em Porto Alegre quando a mulher saiu de casa. Ele a reencontrou somente uma semana depois.

"Nem consigo mais chorar", afirma ele. "É igual à Ucrânia, mas sem cadáver no chão e bomba no céu", compara.

A linha do ônibus Guaíba-Porto Alegre chegou a ser retomada temporariamente nos últimos dias por um percurso alternativo, de cindo horas (o normal são 30 minutos), mas logo foi interrompida novamente.

Agora, o segundo recomeço, na via humanitária, leva uma hora e meia. O embarque é feito no largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre. O local fica no bairro Cidade Baixa e chegou a ficar inundado.

A reportagem embarcou no ônibus que saiu às 6h20 desta quinta. Como o motorista não era o titular, ele errou o caminho em determinado momento. Willian Freitas Silveira, 38, tentava ajudar: "Vira à direita nesta", orientava do seu lugar.

Estudante de educação física, ele não escondia também a desconfiança: "Não sei o caminho que ele está fazendo", disse quando o ônibus não tomou o retorno que ele indicou e virou apenas mais a frente.

Silveira conhece o trajeto porque mora em Guaíba, mas estuda e trabalha em Porto Alegre. Todos os dias esse era o seu percurso. Dia 30 de abril, saiu para dar aulas de natação no estágio que faz na PUC-RS.

Ao saber da chuva e da cheia, não voltou e foi para a casa da ex-mulher e do filho de 5 anos, na zona norte da capital.

Apenas com a roupa do corpo, ele soube que a água invadiu a casa em que vive no bairro Santa Rita e inutilizou o armário do quarto. "Essas roupas que estou usando foram doações dos meus alunos, menos a camiseta", contou levantando o agasalho e mostrando o tecido verde-limão.

Os pais dele moram em Guaíba, mas isso deve mudar. Silveira tem duas irmãs, uma em Extrema (MG) e outra em São Paulo. A família deseja que os pais rumem para um dos destinos.

"Eu não gosto de Guaíba há muito tempo", dispara e logo justifica: "É uma cidade dormitório. A gente trabalha em Porto Alegre e sofre em Guaíba".

Ele desceu no acesso ao bairro Santa Rita, próximo da rodovia. Silveira já não teria surpresa sobre o que veria em casa. Um vídeo enviado pela mãe mostrou a destruição. "Eu acordo sonhando que a água invade o bairro de novo. Sempre pensei que para encher lá, Porto Alegre teria que estar toda embaixo d'água."

Na entrada do bairro, Alexandre Festa, 42, contava que tinha o plano de retornar para casa para não passar o aniversário, nesta quinta-feira, no abrigo.

Ele está alojado em uma escola do município desde o começo de maio, junto da filha de 15 anos e da mulher, grávida de 28 semanas. A irmã fez uma vaquinha para ajudá-lo. "Já ajuda. É difícil perder tudo. Até a roupa do bebê a gente precisou ganhar nova no abrigo. Dói", desabafou enquanto segurava a bicicleta que o levaria até em casa. O veículo estava tomado de lama e foi uma das coisas que ele conseguiu tirar de casa quando a água avançou.

Em diversas ruas de Santa Rita há pilhas de lixo em frente às casas. Duas retroescavadeiras da prefeitura recolhem o material e colocam na caçamba de um caminhão. Olhando mais de perto, os montes não se reduzem a lixo. São sofás, móveis, roupas, brinquedos, alimentos, fotos e pedaços de documentos.

As primas Monalisa Oliveira de Moura, 42, e Tailaine da Silva Moura, 44, buscam nos montes itens para a casa. "O pessoal joga fora, mas tem coisa que dá para aproveitar com uma lavada", diz Monalisa. Assim como outros moradores do bairro, elas perderam grande parte do que tinham em casa.

As duas deixaram o local e foram, inicialmente, para o campus da Ulbra em Canoas, que serve de abrigo para 3.000 pessoas. Elas retornaram na quarta (15). Desde então, já haviam conseguido "novas" poltronas e uma cama box, com o colchão ainda secando.

Monalisa têm medo de que uma nova enchente aconteça. A vontade é ir embora dali, como também quis Silveira, logo após chegar no ônibus. Quando o transporte foi interrompido, teve quem cruzou o lago Guaíba, saindo de Porto Alegre, em caronas de barco.

Apesar de a água baixar em alguns pontos e da volta dos moradores, a reconstrução está longe do fim.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Limpeza de ruas na cidade de Guaíba

BRASIL

Moraes concede liberdade a ex-assessor de Bolsonaro investigado em trama golpista

Limpeza de ruas na cidade de Guaíba

BRASIL

Governo Lula entra em acordo para desonerar prefeituras em 2024

Limpeza de ruas na cidade de Guaíba

BRASIL

FAB suspende temporariamente a coleta de água e roupas para o RS; saiba o que doar

Limpeza de ruas na cidade de Guaíba

BRASIL

Lagoa dos Patos enche; RS quer pôr quem está em abrigo em 4 'cidades'

Ícone tags Tags casas destruídas enchentes no rs Guaíba lixo moradores móveis tragédia no rs
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM