X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Farmácias estão autorizadas a fazer exames clínicos

Permissão para realizar testes de glicemia e de Covid foi ampliada para mais de 40 tipos de exames


Imagem ilustrativa da imagem Farmácias estão autorizadas a fazer exames clínicos
BIE - Banco de Imagens Externas - Rotina de trabalho da farmácia da ASCADE localizada na Câmara dos Deputados. A MP 653, altera a Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado |  Foto: Jeferson Rudy / Agência Senado

Uma nova resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), atualizou as normas de coleta, exames e análises para o diagnóstico de doenças. As mudanças entram em vigor nesta terça-feira (1) e traz como principal novidade a  autorização para que farmácias e consultórios isolados possam realizar exames clínicos.

Os exames autorizados pela Anvisa devem ser de etapa única, com caráter de triagem.Até agora, as farmácias só eram autorizadas a realizar testes de covid-19 e glicemia. Com a mudança, a lista de exames clínicos que podem ser feitos nos estabelecimentos chega a cerca de 40 tipos, como o de detecção da dengue, por exemplo.

Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a nova resolução é positiva, e posiciona as farmácias como porta de entrada do sistema de saúde do país. A instituição contabiliza atualmente cerca de seis mil salas configuradas para a realização de exames. Durante a pandemia, as farmácias responderam por 20,7 milhões de testes de covid, sendo 10% dos casos considerados graves com orientação de encaminhamento ao hospital. 

Pela nova regra, farmácias e consultórios isolados estão autorizados a realizar exames que não precisem de instrumento de leitura para os resultados e que tratem de material biológico primário, ou seja, que não necessitem de procedimento para obtenção .Todos os outros serviços de análise clínica, como exames de sangue, ficaram restritos aos postos de coleta e aos laboratórios. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: