X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

É aposentado pelo INSS? Governo começa a pagar 13º salário nesta quarta-feira (24)

Pagamento será feito a 33,6 milhões de beneficiários. Advogado previdenciário orienta como dinheiro pode ser utilizado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem É aposentado pelo INSS? Governo começa a pagar 13º salário nesta quarta-feira (24)
Valor deveria ser pago em agosto, mais foi antecipado pelo governo federal |  Foto: Divulgação/INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário a partir desta quarta-feira (24). O pagamento também será feito aos segurados e dependentes que tenham recebido em 2024 o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O valor proporcional do 13º também é destinado para quem recebe salário-maternidade, mas a quantia é paga junto com a última parcela do salário-maternidade e, por isso, a pessoa não recebe o valor extra junto com os outros beneficiários.

GOVERNO ANTECIPOU PAGAMENTO

Geralmente, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, é paga em agosto de cada ano. Mas em março deste ano, o Governo Federal determinou que fosse feita a antecipação das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários.

O pagamento do 13º do INSS será feito em duas parcelas, sendo a primeira equivalente a 50% do benefício devido em abril. Esta parcela será paga junto com os benefícios desse mês (que são depositados entre os cinco últimos dias úteis de abril e os cinco primeiros dias úteis de maio).

Já a segunda parcela, que é a diferença entre o valor total do abono anual e o valor da primeira parcela, será paga junto com os benefícios de maio (depositados entre os cinco últimos dias úteis de maio e os cinco primeiros dias úteis de junho).

ADVOGADO ACONSELHA COMO USAR 13º 

“A recomendação para quem vai receber o décimo terceiro é ficar atento ao calendário de pagamento para saber a data exata que vai receber e fazer um bom uso dessa quantia que vai ser paga antecipadamente. Essa antecipação é muito boa porque o beneficiário pode tanto investir o dinheiro, quanto quitar alguma dívida com desconto”, orienta o advogado especialista em Planejamento Previdenciário, Elizeu Leite.

Vale destacar que pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebem o 13º salário do INSS. “O BPC não paga 13º salário porque é um benefício assistencial e não um benefício previdenciário, como as aposentadorias, pensões e auxílios, por exemplo. O BPC, apesar de ser administrado pelo INSS e parecer uma aposentadoria, ele não é. Ele é um benefício de caráter assistencial, por isso que ele não paga 13º, nem gera pensão por morte”, explica Elizeu Leite.

Os primeiros a receber o pagamento são os segurados que possuem o dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente, de R$1.412. A segunda parcela do 13º salário do INSS em 2024 será creditada junto com os benefícios regulares de maio, entre o final de maio e começo de junho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: